Municípios do RJ recebem mais 453 mil vacinas contra Covid-19, da Oxford / AstraZeneca

31/05/2021 09:11:50
Compartilhar

por SECOM / SES-RJ

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) dá prosseguimento, nesta segunda-feira, dia 31 de maio, à distribuição de 453.200 doses de vacina contra Covid-19 no estado do Rio. Serão entregues lotes do imunizante Oxford/AstraZeneca destinados à primeira aplicação do esquema vacinal.

Para 88 municípios do interior, a entrega ocorre nesta segunda-feira por caminhões e vans que partirão da CGA, com escolta da Secretaria de Polícia Militar.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) também envia, nesta segunda-feira, ofício às vigilâncias municipais com a orientação sobre a aplicação do imunizante, conforme os grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), e seguindo o Calendário Único de Vacinação do Estado.

ORIENTAÇÃO PARA VACINAÇÃO / PÚBLICO PRIORITÁRIO
– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente (autismo; paralisia cerebral; renais crônicos em diálise; nanismo; mielomeningocele; deficientes visuais acima de 18 anos);

– gestantes e puérperas com comorbidades;

– Pessoas em situação de rua;

– Grupos especiais (funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População Privada de Liberdade; Trabalhadores da Educação do Ensino Básico – creche, pré-escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e EJA; trabalhadores da educação do Ensino Superior; Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas);

– Pessoas com 59 a 55 anos.

CALENDÁRIO ÚNICO DO ESTADO
A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganhou um calendário único no Estado do Rio de Janeiro. Com início definido para junho, o calendário tem o objetivo de padronizar as ações de imunização. Além disso, dará mais tranquilidade à população, que saberá o período em que será vacinada. A iniciativa da SES foi pactuada com os 92 municípios do estado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (26). O calendário único começará com a vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, e depois segue por faixa etária.

Compartilhar