Motoristas serão beneficiados pela redução do preço do GNV

01/08/2020 19:11:51
Compartilhar

Por Jornal Extra

Mais de 1,2 milhão de motoristas do Rio que têm carros movidos a GNV pagarão mais barato para abastecer. A Naturgy anunciou uma redução na tarifa média do combustível a partir deste sábado, 1/8, com o objetivo de aumentar a competitividade do setor. O corte no preço é de 19,2% no interior do estado, e de 18,5% na Região Metropolitana. O gás canalizado residencial, comercial e industrial também deverá ficar mais em conta este mês.

A expectativa do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e acessórios do Estado do Rio (Sindirepa) é de que os postos repassem toda a redução da tarifa ao consumidor final, promovendo um corte de pelo menos R$ 0,36 por metro cúbico nas bombas.
“Com o poder de compra da população reduzido após a pandemia, o GNV se tornará ainda mais atrativo, considerando que ele hoje já é entre 50% e 60% mais econômico em relação à gasolina, por exemplo. Atualmente, 20% da frota de veículos do Rio (cerca de 1,2 milhão de carros) são movidos a GNV, e nossa expectativa é de que esse número aumente em 1% ou 2% pelo menos”, afirma o presidente do Sindirepa, Celso Mattos.

Segundo dados da Naturgy divulgados em maio, quem abastece o carro com GNV chega a economizar até 51,3% por mês em relação aos que optam pela gasolina e 58,5% sobre o etanol. A empresa oferece em seu site o Simulador de Economia, que permite ao consumidor calcular o rendimento e a economia com o uso do gás natural veicular.

Essa é a segunda redução nas tarifas de gás natural durante a pandemia do novo coronavírus. A primeira ocorreu no dia 1º de maio. A Naturgy atende a 967 mil clientes (residenciais, comerciais e industriais) na Região Metropolitana do Rio e a 84 mil em 35 municípios do interior do estado, além de 602 postos de GNV.

Os percentuais médios de redução do preço do gás canalizado na Região Metropolitana serão em torno de 5,1% para o segmento residencial; 6,3% para o comercial; e entre 13% e 17,5% para o industrial. No interior, os cortes serão de aproximadamente 6,9% (residencial), 9,6% (comercial) e entre 14,2% e18,6% (industrial). As novas tarifas também valem a partir deste sábado, 1/8.

Compartilhar