x
Publicado 11/01/2018 19:26:26

Motivos para passar o verão em Nova Friburgo

Pedra do Cão Sentado

Nova Friburgo é um belo cenário natural; são trilhas, cachoeiras, mirantes, poços de águas cristalinas, montanhas e picos que atraem para a cidade, os amantes da natureza de todas as idades. Listamos alguns motivos que vão fazer você querer ficar na serra e fugir de praias lotadas.

Parque Juarez Frotté- Localizado no Bairro Cascatinha, o Parque Municipal Juarez Frotté, é uma ótima opção de lazer. Com mirantes, trilhas, belíssimas cachoeiras e uma natureza exuberante e preservada, o parque é um convite a contemplação da natureza e a passeios em meio a belíssimas paisagens. No verão, o local chega a receber a visita de mais de mil pessoas por final de semana. Cercado por muitas árvores, nascentes e cachoeiras que formam piscinas naturais de águas claras, o parque em breve vai ficar ainda mais agradável e convidativo.

Parque Ecológico Cão Sentado - A pedra, um dos cartões-postais de Friburgo, é acessível depois de uma caminhada de um quilômetro em meio a grutas e cavernas. A formação fica a 1.100 metros de altitude, descortinando boa parte da cidade.

O parque também conta com brinquedos radicais como arvorismo, tirolesa, corda bamba escalada na pedra, rapel na pedra, muro de escalada com agarras etc.

Informações 22-997653876 ou na Fan Page: Parque cão Sentado


Parque Estadual dos Três Picos -O Parque é a maior Unidade de Conservação ambiental de Proteção Integral do Estado. Abrange cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis e Guapimirim. Em Nova Friburgo, o Parque está localizado em Salinas, área rural da cidade.

Um pequeno guia do que se fazer no local

Escaladas: o parque é um dos mais importantes pontos de escaladas do Brasil. Destaque para o Pico Maior.
Observação do Céu: Para quem gosta de observar o céu, o local é um verdadeiro convite. Longe da iluminação artificial e a cerca de mil metros de altitude, é possível ter uma visão privilegiada das estrelas.

Caminhadas e Ecoturismo: Opção para todos os gostos: desde pequenos passeios até caminhadas de nível médio a difícil. Da entrada do parque, uma primeira caminhada de uma hora leva ao Vale dos Deuses, ótima área para se acampar e curtir a natureza.

Gastronomia: Em Nova Friburgo, o parque conta com dois restaurantes: um que oferece uma deliciosa comida feita no fogão à lenha, o restaurante João e Maria e outro especializado em trutas, o restaurante Arco Íris.

Principais trilhas da região

-Cabeça de Dragão: linda caminhada para o cume da montanha (2.082 m). Proporciona uma bela vista das pedras do Pico Maior, Capacete e Caixa de Fósforo além dos vales do Jaborandi e Frades.
Duração aproximada: 2 horas de caminhada

-Pico Menor (1.900 m): A trilha é muito difícil, com trechos íngremes. Do cume da montanha é possível admirar o mar.
Duração aproximada: 3 horas

-Mirante do Capacete: Também conhecida como Rodolfo Chermond (lendário montanhista do Rio de Janeiro) a caminhada leva à base da montanha do Capacete de Salinas (2.197 m). Do topo avista-se todo o Vale dos Três Picos, além da Serra do Caledônia.
Duração aproximada: 1 hora e meia

-Vale dos Deuses: Caminhada moderada pelo belíssimo vale entre as montanhas ado Capacete e Cabeça de Dragão. Vários córregos são cruzados e avista-se a Pedra da Caixa de Fósforos.
Duração aproximada: 1 hora

-Pedra da Caixa de Fósforo: A longa caminhada passa por dentro do Vale dos Deuses e após curto e íngreme trecho, chega-se à base da pedra – em forma de caixa de fósforos.
Duração aproximada: 2 horas

-Pedra da Mariana: Belo caminho para atingir o topo da Pedra da Mariana, de onde se avista o Vale dos Três Picos, a Serra da Caledônia e a Fazenda Campestre.
Duração aproximada: Uma hora e meia.

Como começo das caminhadas, o ponto de partida é a localidade conhecida como “Casa do Português” com altitude de 1.570 metros. Quem for fazer as caminhadas e não conhece o local, aconselhamos que os trajetos sejam feitos com guias.

Onde obter informações sobre o Parque:
O parque funciona diariamente entre 8h e 17h, a entrada é franca.
Para quem quiser solicitar guias cadastrados e informações, a sede administrativa do Parque fica em Cachoeiras de Macacu e funciona das 9h às 17h. O telefone é (21) 2649-6847.

Como chegar no Parque

Tomar a RJ 130, (estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis). Seguir por Campo do Coelho (3° distrito de Nova Friburgo); passar a Queijaria Suiça, em Conquista. Pouco mais de 1 km à frente, à esquerda, estará o Mercado do Produtor Rural (Ceasa). Neste ponto, diminuir a velocidade pois, logo em seguida, antes da próxima curva, haverá a entrada para os Três Picos, à esquerda – há uma placa com os dizeres “Barracão do Mendes, Salinas, Ibelga, Circuito Três Picos”. Daí, seguir a partir da indicação acima. Boa chegada!

Para quem quer ir de ônibus, a linha São Lourenço sai praticamente de hora em hora. Para outras informações, o telefone da antiga rodoviária urbana é (22) 2523-1890.

Nova Friburgo Country Clube - Um dos cartões postais da cidade, dispõe da perfeita integração entre natureza exuberante e relíquias arquitetônicas como um dos seus principais atrativos. 

Praça do Suspiro - É o local mais emblemático da cidade. O nome “Suspiro” se deve ao fato de ali ter sido ponto de encontro de poetas e trovadores e onde também as pessoas se despediam dos entes queridos antes do embarque, quando ainda se utilizava o transporte ferroviário no município. Atualmente a praça conta com o famoso Teleférico que proporciona aos turistas e visitantes um agradável passeio aéreo com vista privilegiada do centro da cidade. 

Lumiar e São Pedro da Serra - Chamam a atenção pela rusticidade cercada de verde; pela simplicidade charmosa de seus restaurantes e lojas de artesanato; e pelas opções de atividades em meio à mata Atlântica – entre elas, caminhada, cachoeiras, rios, rapel e passeios de jipe, a cavalo ou de bike. 

Para saber mais de Lumiar e São Pedro da Serra clique aqui: Lumiar e São Pedro da Serra por que ir?