Morte de aves e coelhos em sítios é um mistério em Friburgo

21/08/2019 08:04:07
Compartilhar

POR RJ1 / G1 REGIÃO SERRANA

Um mistério sobre a morte de animais está deixando os proprietários de dois sítios em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, intrigados. No último sábado, 40 aves e três coelhos que ficavam no quintal do produtor rural Amirton Condack foram encontrados mortos pela manhã, no distrito de Campo do Coelho.

Segundo o proprietário, eles parecem ter sido atacadas por algum animal, alguns foram comidos e outros mortos com marcas de mordidas. Foram perdidos três galos, sete galinhas, 30 patos e três coelhos.

“Foi uma surpresa desagradável. Meu sobrinho que viu primeiro e disse que no meu quintal tinha uma catástrofe”, disse o produtor Amirton.
O produtor rural contou que cria aves para atender às necessidades da família, mas que agora não tem mais certeza do que vai fazer depois de perder grande parte dos bichos.

Para o dono da pequena propriedade, as mortes podem ter sido causadas por uma jaguatirica, um gato do mato ou até mesmo algum cachorro do mato.

Outro produtor também perdeu animais nos últimos seis meses. O empresário Wallace Condack teve um prejuízo de 70 aves mortas.

MISTÉRIO NA ZONA RURAL DE FRIBURGO

Um biólogo procurado pela reportagem disse que o caso pode ter relação com o número de queimadas na região de Campo do Coelho pois os animais saem do meio da mata e vão para áreas mais povoadas para procurar alimentos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram registradas 13 ocorrências de fogo em vegetação nas últimas semanas na localidade.

O produtor Amirton já reconstruiu a cerca onde, segundo ele, o ataque começou. Ele disse que quem matou as aves precisou passar por uma área grande até chegar ao outro ponto onde a cerca também estava aberta.

Ele contou ainda que vai precisar aumentar a segurança nesse local se quiser que mortes como essas não se repitam.

“Durante o dia eles [os animais] vão ficar no quintal, de noite eu prendo tudo no galinheiro. Porque isso não vai parar não”, disse Amirton.

Compartilhar