Moradores adotam e cuidam do lago de Lumiar, paraíso turístico

09/12/2018 08:52:54
Compartilhar

Por Júlia Amin / O Globo

Há pouco mais de um mês, moradores e comerciantes de Lumiar, em Nova Friburgo, receberam autorização da prefeitura para adotar o lago da região. O desejo de melhorar a qualidade da água, entretanto, é antigo. Por meio da associação de moradores, eles tentavam, há mais de seis meses, assumir a responsabilidade pelo local.

O projeto envolve limpeza do espelho d’água; retirada do excesso de carpas, espécie exótica que se reproduziu abundantemente; e paisagismo do entorno do lago. Para isso, moradores e comerciantes trabalham de forma voluntária. A adoção tem duração de um ano, mas pode ser prorrogada.

O biólogo Ruan Carlos Stulpen Veiga se ofereceu para fazer o plano de manejo. Ele explica que o primeiro passo foi contratar um laboratório para analisar a água. Depois, ele e os moradores introduziram plantas aquáticas que funcionariam como filtro verde para ajudar na oxigenação do lago e na retirada de toxinas. Todas elas foram devoradas pelas carpas. Veiga percebeu que não seria possível ter sucesso no projeto sem que houvesse um controle da quantidade de peixes. Por isso, a associação incentiva a adoção de carpas.

O próximo passo será, novamente, a reintrodução de mais plantas. Veiga vai instalar, também, um filtro com três ações: física, química e biológica.

— Queremos restabelecer o equilíbrio do microssistema. Para isso, temos que ter plantas que vão funcionar como filtro verde. O filtro físico vai separar os sedimentos; o químico, com o carvão ativado, absorve materiais poluentes da água; e o biológico tem bactérias que contribuem para a melhora da água — afirma.

Segundo a prefeitura, a adoção de lagos e praças do município vem dando resultados satisfatórios.

— É uma forma de a população abraçar o bem que é público e deixar a sua parcela de contribuição para a sociedade — diz o subsecretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard.

Compartilhar