Modo avião: Afinal, para que serve e o que acontece se você não usar?

02/05/2016 12:24:24
Compartilhar

Deixar o celular ligado pode derrubar um avião? Questão ainda gera dúvidas, mas passageiros costumam respeitar o pedido da tripulação

É habitual: basta entrar no avião para a comissária pedir que todos os passageiros desliguem os celulares, ou os coloquem no modo avião. Para evitar qualquer tipo de contratempo, você não perde tempo e ativa o dispositivo, mesmo sem saber muito bem o porquê desse pedido. Afinal de contas, para que serve o modo avião? Será que acontece alguma coisa se eu deixar o celular ligado durante o voo?

A resposta é simples: não, seu smartphone não é capaz de derrubar um avião. Mas isso não significa que você possa deixar ele ligado durante o voo (até porque dificilmente você conseguirá sinal). Na verdade, os aparelhos precisam ser desligados por um outro motivo: evitar qualquer tipo de interferência na comunicação entre a aeronave e a torre de controle. Porém, isso só aconteceria em casos raros.

Também há quem acredite que as ondas eletromagnéticas podem interferir nos instrumentos do avião. No entanto, isso é apenas uma tese, sem nenhuma comprovação científica. Segundo especialistas, se um celular fosse realmente algo perigoso para o funcionamento da aeronave, as companhias aéreas seriam muito mais rigorosas com a fiscalização, e provavelmente sequer deixariam entrar no avião com os aparelhos.

De qualquer forma, é importante seguir as recomendações dos comissários e manter seu dispositivo no modo avião. Assim, você pode ouvir suas músicas, ver seus filmes ou jogar seus jogos sem interferir no andamento do voo, e ainda evita qualquer problema com a tripulação. Deixe para responder as mensagens quando o avião pousar!

Fonte: http://www.msn.com/

Compartilhar