Meio Ambiente: Águas de Nova Friburgo recolhe 75 pneus no Rio Bengalas

04/08/2016 08:45:50
Compartilhar

Nesta quarta-feira, 3 de agosto, a concessionária Águas de Nova Friburgo recolheu 75 pneus do Rio Bengalas, no trecho entre a Igreja Luterana e a Ponte Sete de Setembro. Quatorze funcionários dos setores operacional e de coleta de esgotos se revezaram na limpeza, que foi iniciada às 8h da manhã e terminou por volta das 11h30. Os pneus recolhidos foram levados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, onde serão higienizados em tanques com cloro e, posteriormente, entregues ao Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha.

– Esses pneus serão reutilizados na construção do “Viveiro Educandário”, idealizado por Alex e Adriana Santos, do Elas Ecomodas, com apoio do SENAI, entre outros. Vamos colaborar com a criação do viveiro, de um espaço para educação ambiental de estudantes de escolas públicas e privadas no parque municipal, contribuir com o meio ambiente e a limpeza dos rios do município. Além da qualidade dos serviços, os maiores objetivos do Grupo Águas do Brasil e suas concessionárias são a sustentabilidade e a preservação da natureza, informou a coordenadora de operações de esgoto, Jamila Aquini.

Há 15 dias, foi realizado o mapeamento dos pontos do Rio Bengalas onde se encontravam os pneus. A Águas de Nova Friburgo também colaborou com a distribuição de água mineral para hidratação dos voluntários no mapeamento.

Para o supervisor de operações de esgoto, Galdenilson Oliveira José, a ação é um momento importante também para chamar a atenção da população sobre o respeito ao meio ambiente.
– Não podemos esquecer que a cidade já é referência nacional em coleta e tratamento de esgoto. Hoje, já podemos ver os peixes voltando em vários trechos do Bengalas. É preciso conscientizar a todos da importância desta limpeza. Nós estamos orgulhosos de participar deste recolhimento e, indiretamente, da construção de mais um viveiro de mudas em Nova Friburgo, disse Galdenilson.

-Durante a manutenção que fazemos dos interceptores instalados ao longo do Rio Bengalas, muito lixo é retirado, não só pneus. A concessionária realiza duas grandes campanhas de educação ambiental anualmente: o Amigos da Água e a Corrida Águas de Nova Friburgo pelo Meio Ambiente. Esses projetos já zelam pela limpeza dos rios do município, mas sempre que somos convidados para participar de ações positivas como essa, damos o apoio necessário, concluiu a Gerente de Operações, Danielle Moreira. 

Compartilhar