Máscaras podem provocar acne, irritação, rosáceas: veja como cuidar da pele

06/07/2020 11:02:29
Compartilhar

Estresse causado pela tensão atual também pode contribuir para agravar quadro dermatológico

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a máscara de proteção se tornou um item essencial no cotidiano das pessoas. Entretanto, apesar da extrema importância do acessório, ficar com o rosto coberto e abafado por um longo período de tempo pode causar alguns maléficos para a pele, como acne, bolhas e machucados.

O abafamento pela máscara pode levar a um quadro inflamatório e aumento da secreção sebácea, o que pode causar a acne. Em alguns casos, pode causar dermatite seborreica, condição que causa vermelhidão, irritação e oleosidade da pele, ou até rosácea, doença que causa avermelhamento da pele do rosto.

A piora pode ser ainda agravada pelo uso de maquiagem por baixo da máscara, principalmente em pessoas que têm pele oleosa. Em função da obstrução dos poros, elas também podem ver surgir cravos pela proliferação de bactérias e fungos.

Como tratar?
Com sabonetes e produtos específicos. Dependendo do grau da acne, podem ser necessárias medicações de via oral, por isso é fundamental consultar um dermatologista.

Criar uma rotina de skincare diária, lavando o rosto duas vezes ao dia com sabonete contendo ácido salicílico para limpeza profunda da pele, seguido de tônicos adstringentes para remover ainda mais o sebo acumulado durante o dia embaixo da máscara.

O ideal é não usar a maquiagem embaixo da máscara para não obstruir mais os poros. Caso não consiga deixar a make de lado, retire sempre antes do banho com uma solução micelar que remova as impurezas sem irritar a pele.

Recomendações:

-Utilizar máscaras de tamanho adequado, que não fiquem muito apertadas no seu rosto;
-Se você não é uma profissional da área da saúde, evitar materiais sintéticos e preferir as de algodão;
-Retirar a máscara quando seu uso não for necessário;
-Higienizar o rosto com produtos que não sejam irritativos. Opte por sabonete neutros, sem cor, hipoalergênicos;
-Evitar água quente. Prefira sempre a água em temperatura ambiente;
-Se a pele estiver ressecada, intensificar a hidratação com um produto adequado para o seu tipo de pele. Prefira os neutros, sem perfume, e utilize não só durante o dia, mas também à noite após a higiene;
-Enxaguar bem a sua máscara em água corrente para remover qualquer resíduo de desinfetante. Evite usar amaciante, pois também pode ser irritativo para a pele.

https://g1.globo.com/

Compartilhar