Maio, mês da Campanha Nacional de Doação de Leite Materno

02/05/2016 15:34:46
Compartilhar

O Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano promovem a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, marcando o período do Dia de Doação de Leite Humano para 19 de maio.

A doação de leite materno salva a vida de milhares de crianças prematuras no Brasil. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e na doação. O banco de leite humano no município fica no Hospital Maternidade Nova Friburgo, na Travessa Antonio Fernandes Moreira, 12, Centro. Seu gesto pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.

Dada a sua enorme contribuição para a recuperação de milhares de recém-nascidos prematuros e abaixo do peso (menos que 2,5 kg) internados, a doação de leite humano é muito importante para salvar vidas. As evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou doentes que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções.

Todas as mulheres no período da amamentação são possíveis doadoras de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento contraindicado no período da amamentação.

O número de doações de leite humano ainda é baixo em relação à demanda no país. Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais do país. Isso significa que 40% dos bebês internados que precisam não podem contar com o leite humano na sua alimentação. Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz, realiza, todos os anos, uma campanha para sensibilizar mulheres que amamentam para que doem leite humano.

Compartilhar