Macaco é capturado em Cordeiro após ferir quatro pessoas

09/01/2017 10:05:13
Compartilhar

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) capturou, na manhã de domingo, 9, o macaco da espécie Bugio que atacou moradores de Cordeiro. De acordo com as autoridades, o animal foi autor de ataques a quatro pessoas nas últimas semanas. Na ocasião, duas crianças tiveram partes das mãos e da cabeça feridas.

O resgate do primata foi promovido por biólogos, veterinários, especialistas, policiais e bombeiros. Foram duas semanas ininterruptas de operação.

O macaco foi transportado para a sede do Parque estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena, onde receberá atendimento médico-veterinário e será submetido à coleta de sangue, pêlos e sexagem para exames. Para que haja monitoramento futuro, o animal ainda receberá um micro-chip.

Após esses procedimentos, o bicho será solto novamente ao meio-ambiente, numa área do parque.

Leia parte da nota divulgada pelo Inea:

“Entendendo que a natureza não é uma ciência exata, cabe destacar que a captura desses animais não é algo simples, considerando sua grande capacidade cognitiva, seu físico privilegiado e adequado ao terreno onde se mantinha, além do pleno conhecimento da mata, com cerca de 30 hectares de área. Estas características demandam um longo período de ação e um esforço permanente da equipe no local”.

“De acordo com a Lei Complementar 140/2011, compete ao Ibama o controle da apanha de espécies da fauna silvestre em vida livre, tendo sido delegado aos estados apenas a competência para a apanha de espécies da fauna silvestre destinadas à implantação de criadouros e à pesquisa científica”.

“Ressaltadas​ todas essas considerações o animal foi capturado, a população protegida, as conexões ambientais preservadas e o primata será devolvido a um espaço natural, tendo como premissa do Parque Estadual do Desengano de que lugar de bicho é na natureza”.

Compartilhar