Lumiar: Broa centenária da Família Mozer une gerações

17/07/2019 13:20:37
Compartilhar

Uma tradição centenária que atravessa gerações e permanece até os dias de hoje. A famosa e deliciosa Broa da Família Mozer em Lumiar, o 5º distrito de Nova Friburgo. Tradição essa que remete a vinda das primeiras famílias suíças que colonizaram Nova Friburgo por volta de 1820.

Os descendentes dos Mozer moram em uma aconchegante e bucólica vila em Lumiar, a Villa Mozer é lá no fogão a lenha que Dona Bercília Mozer prepara a iguaria que é considerada uma verdadeira relíquia para família.

Uma verdadeira equipe realiza a preparação da broa que leva chuchu, cará, abóbora, inhame, milho e fubá. As broas são enroladas em folhas de caetê e em seguida seguem para o forno.

As famosas broas são preparadas e vendidas na semana que antecede a Festa Julina da Villa Mozer, que esse ano chega à sua 24° edição. São produzidas mais de oitocentas unidades e segundo Dona Bercília Mozer, são vendidas para friburguenses e turistas.

O Arraiá da Villa Mozer tem apresentações de grupos de forró e barraquinhas de comidas típicas que atrai anualmente centenas de turistas de várias partes do Estado. A festa ajuda a manter o bloco Flor do Luar, que há décadas diverte foliões no carnaval de Lumiar e São Pedro da Serra.

Esse ano a festa será no sábado, dia 27 de julho e começa a partir das 16h. Entrada é franca e a classificação é livre.

A Villa Mozer fica na entrada da estrada Lumiar – São Pedro da Serra.

Compartilhar