LIX Jogos Florais de Nova Friburgo neste final de semana

25/05/2018 11:49:09
Compartilhar

Nesta sexta-feira, 25, terá início a tradicional Festa dos Jogos Florais de Nova Friburgo, organizada pela União Brasileira de Trovadores (UBT).

Considerada berço da trova no país, Nova Friburgo realiza desde 1960 os disputados Jogos Florais, concurso de poemas que são expostos na “Alameda das Trovas”, na praça Getúlio Vargas. O evento, que chega este ano à sua 59ª edição, deve trazer trovadores de diferentes regiões do país. O evento será especial em homenagem aos 200 anos do município

Tida como a referência do movimento de trovadores do país, Nova Friburgo estará movimentada nos próximos dias por conta de uma série de programações culturais que começam na sexta-feira, 25, e vão até domingo, 27.

O dia 21 de Outubro é uma data especial. Quando a União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo – criou o Dia Friburguense de Amor à Trova. A data escolhida é uma homenagem ao dia do nascimento de Rodolpho Abbud, que durante 54 anos se dedicou aos Jogos Florais e à difusão da Trova, de forma ampla, tendo se tornado, também, um ícone de âmbito nacional da União Brasileira de Trovadores.

Programação:

Sexta-feira 25 de maio
Participação dos trovadores no programa Alvorada Sertaneja, de Sérgio Ferraz, na Rádio Nova Friburgo AM. Às 15h acontecerá a recepção aos trovadores na Alameda das Trovas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Às 16h haverá uma visita à exposição Cidade da Trova, na Praça Getúlio Vargas. Às 19h será realizada a Noite dos Magníficos Trovadores com homenagem dos poetas aos 200 anos de Nova Friburgo, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Sábado 26 de maio
Os Jogos Florais continuam com a Oração dos Trovadores, na capela de Santo Antônio, no Suspiro, e visita à Fonte do Suspiro, à Praça dos Trovadores e à loja Doces Sader, no Suspiro, pela manhã. Às 17h terá apresentação do Coral da Terceira Idade, com a regência de Joffre Evandro; lançamento do livro “Alma Nua”, de Domitilla Beltrame, presidente da UBT-Nacional e o show “Um violão… Duas vozes, com Domitilla Beltrame e Luiz Poeta, na Oficina Escola de Artes, no antigo Fórum. Às 19h, haverá a eleição da Musa dos Jogos Florais, e a Dança das Fitas com Brenda Alexia (UBT-Saquarema), na Oficina Escola.

Domingo 27 de maio
Às 9h30, haverá sessão solene de entrega de troféus e certificados aos classificados nos concursos nacional e internacional, local e paralelo, na Câmara Municipal.

Compartilhar