Livro “Jaceguai, 27” narra importante capítulo da MPB

14/03/2017 11:36:16
Compartilhar

Sarau em São Pedro da Serra lança a campanha de financiamento coletivo para publicação do livro de Leila Affonso e Jorge Fernando dos Santos, com participação da cantora Luhli 

A campanha de financiamento coletivo do livro “Jaceguai, 27”, escrito a quatro mãos pela carioca Leila Affonso e o mineiro Jorge Fernando dos Santos, será lançada em um sarau no dia 17 de março (sexta-feira), às 20 horas, na Ecoarte (Rua Rodrigues Alves – São Pedro da Serra/Nova Friburgo – RJ).

Entre os convidados, destaca-se a compositora e cantora Luhli.

Foi na Rua Jaceguai, 27, no tradicional bairro carioca da Tijuca, que muitas histórias se passaram relacionadas à Música Popular Brasileira, resultando na formação do Movimento Artístico Universitário (Mau). Segundo o jornalista Sérgio Cabral, o imóvel de dois andares foi tão importante para a MPB quanto à casa da Tia Ciata foi para o samba e o apartamento de Nara Leão, para a Bossa Nova.

Em 1961, o psiquiatra e violonista Aluizio Augusto Porto Carreiro de Miranda e sua esposa, Maria Ruth, alugaram o imóvel e nele passaram a realizar reuniões com músicos da velha guarda, entre os quais, Bororó, Cartola, Donga e o também chargista Nássara.

Em 1966, suas filhas adolescentes, Regina e Angela, passaram a convidar os amigos e colegas, que transformaram as noites de sexta-feira em saraus cada vez mais frequentados. E foi a partir desses encontros que nasceu o Mau, formado por talentos como Aldir Blanc, Gonzaguinha, Ivan Lins, Cesar Costa Filho, Eduardo Lages, Lucinha Lins, Sílvio da Silva Júnior, Marcio Proença e muitos outros.

Mesmo com a importância histórica reconhecida, a antiga construção tijucana foi demolida em 2014, para dar lugar a um edifício de apartamentos. O livro “Jaceguai, 27”, escrito por Jorge Fernando dos Santos e Leila Affonso, revela bastidores daqueles encontros, revisita personagens e resgata um importante capítulo na história da MPB.

Como integrante da turma e cofundadora do Mau, Leila Affonso desfia suas memórias de forma coloquial, revivendo episódios da mocidade. Enquanto isso, o jornalista e escritor Jorge Fernando dos Santos, autor de 43 livros, entre eles “Vandré – o homem que disse não”, optou pela narrativa na terceira pessoa, acrescentando entrevistas e contextualizando os fatos.

Em tempos de vacas magras no setor cultural, optou-se pelo financiamento coletivo da publicação, através do sistema Catarse. Nada mais sugestivo para divulgar a campanha de apoio que a realização de um sarau, que contará com a presença de Leila Affonso, contando um pouco dessa história, e Luhli, artista que frequentava o endereço e que hoje faz parte de vários capítulos da MPB.

Para conhecer o projeto de financiamento coletivo do livro, basta acessar o link www.catarse.me/jaceguai27 . O sarau conta com a produção executiva de Carla Strachmann, da Ecoar (Educando com Arte), e o livro, com a Mundo Produções e Editora Recanto das Letras.

SERVIÇO
Sarau “Jaceguai 27”
17 de março (sexta-feira)
20 horas
Ecoarte (Rua Rodrigues Alves – São Pedro da Serra/Nova Friburgo – RJ)
Entrada franca.

 

Compartilhar