Lições sobre dinheiro para ensinar aos seus filhos

01/07/2016 16:04:12
Compartilhar

Os hábitos financeiros precisam ser desenvolvidos desde cedo. O quanto antes as crianças compreenderem que é preciso ter responsabilidade com dinheiro, melhor será para elas no futuro. Como ensinar as crianças a manter uma relação saudável com o dinheiro?

Confira as principais dicas.

1-Dê mesada
A mesada serve para ensinar a criança a administrar o dinheiro. Isso evita que o jovem fique perdido quando tiver um salário pela primeira vez.

2-Ensine a criança a anotar seus gastos
Estimule a criança a anotar quanto gastou da mesada e se conseguiu economizar. É um aprendizado para o futuro.

3-Incentive a ter objetivos
A criança deve ser estimulada a ter objetivos para o dinheiro. Por exemplo, comprar uma bicicleta ou um ingresso para um parque. Quando o dinheiro for suficiente, deixe que a criança pague.

4-Estimule a poupança
É possível ajudar o filho com motivações do tipo: se você conseguir juntar R$ 100, eu te recompenso com mais R$ 50.

5-Ensine a importância do consumo consciente
Não adianta ter dinheiro para comprar se não existir o bem à disposição. É preciso economizar os recursos naturais, como a água ou a energia, para o futuro.

6-Dê o exemplo
Não adianta falar para o filho não ser um gastador, se o pai ou a mãe se comportar como um consumidor compulsivo. Só compre algo se for realmente necessário e não por impulso. Controle-se também.

7-Cuidado com o shopping
Não acostume seu filho a passear no shopping e sair de lá carregado de sacolas. Prefira lugares como parques, teatros, bibliotecas. Procure passeios gratuitos.

8-Ir ao supermercado pode ser uma boa aula
Ir ao supermercado com crianças normalmente não é recomendado. Mas, se o objetivo for uma aula de economia, pode ser uma boa ideia. Ensine a escolher os produtos em promoção e os alimentos de época, que são mais baratos. Vá com uma lista e não saia dela.

9-Ensine a generosidade
Doe o que não for mais necessário. Antes de épocas como Natal, aniversário ou Dia das Crianças, faça uma triagem nos brinquedos e roupas e encaminhe para doação.

10-Ensine a cultura da prosperidade
Ensine o filho a não acumular coisas desnecessárias, para abrir espaço para o novo. Ter medo do futuro é manter um pensamento de escassez. O pensamento deve ser de confiança e prosperidade.

11-Dê tempo em vez de presentes
As crianças não devem ser estimuladas a trocar a companhia dos pais por presentes. Sempre que puder, passe tempo com seu filho e ensine seus valores.

12-Respeite o valor das coisas
Dinheiro, comida, roupas, brinquedos, tudo deve ser respeitado. Não permita que seu filho seja displicente com as coisas que compra, como dar uma mordida em um chocolate e jogar fora, ou comprar um brinquedo e deixar encostado.

13-Não diga que quem economiza é pão-duro
Estimule o filho a guardar uma parte da mesada, para que, no futuro, ele também guarde uma parte do salário. Isso ensina a criança a economizar para realizar seus objetivos e não depender de empréstimos.

14-Ensine a moderação
Os recursos naturais do mundo são escassos. Ensine a consumir com moderação, para que seja possível ter “o suficiente, para todos, para sempre”

15-Guardar dinheiro é hábito
Ajude seu filho a criar o hábito da poupança para a realização dos sonhos. A partir dos 3 anos, dê um porquinho para guardar as moedas. O cofrinho pode ser marcado com o cartaz “dinheiro para a compra do carrinho ou da boneca”

16-Cuidado com a escolha da escola
Os filhos não devem ser colocados em escolas cujo padrão social dos alunos é muito superior ao da família. Das duas, uma: ou a criança estará quase sempre excluída de passeios e outras atividades, ou a família se verá tentada a gastar mais do que pode para manter esse nível.

17-Estimule hábitos saudáveis na alimentação
Ensine o filho a comer de tudo e dê preferência à comida caseira. Além de mais barata, é saudável. É possível envolver a criança na preparação de alimentos também.

18-Ensine limites
Seja firme no “não”. Se não pode comprar, não aceite a birra do filho. Ele não vai poder se jogar no chão quando for um adulto e não tiver o que quer.

19-Não gaste mais do que ganha
Não acostume seu filho a um padrão acima do que pode pagar. A família toda deve viver com o que ganha, e não com recursos de empréstimos. No primeiro “não” que o filho receber, vai achar que o pai é um fracassado.

20-Cartão de crédito não é dinheiro
Os adolescentes devem aprender que o cartão de crédito não é dinheiro. Seu uso tem um custo e, se não houver dinheiro para pagar no fim do mês, haverá juros altos.

Fonte: http://economia.uol.com.br/

Compartilhar