LBV: Oficina de escultura desenvolve criatividade e consciência ambiental

18/08/2019 21:16:12
Compartilhar

Uma experiência divertida e cheia de imaginação promovida aos atendidos da LBV.

A arte é uma grande aliada à busca pelo conhecimento. Por isso, está presente no cotidiano de crianças e adolescentes que participam de atividades socioeducativas nas unidades da Legião da Boa Vontade.

Pensando nisso, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Nova Friburgo, é realizada a oficina de escultura, que promove aos atendidos novas percepções, desenvolvendo seu olhar artístico para a criação de suas próprias obras.

“Nós iniciamos a oficina aprofundando o conhecimento das crianças ao falar das esculturas, em área pública, da nossa cidade. Com isso, pudemos a partir do conhecimento que eles possuíam trazer novos saberes, numa prática excelente. Posteriormente, colocamos a mão à massa. Foi uma atividade muito prazerosa e de grande aprendizado para os pequenos”, declara o educador Lucas Serra, propositor da oficina.

Entre as atividades realizadas, as crianças conheceram a escultura de modelagem e a escultura de papel machê. O educador proporcionou às crianças experiências originais de criação, gerando autonomia e interação ao longo tarefa. Com ingredientes que, a maioria, encontram em suas casas, os pequenos desenvolveram a coordenação motora fina, correspondentes aos músculos das mãos e dedos.

O entusiasmo da Ana Beatriz, de 7 anos, atendida pela LBV, é contagiante: “ Foi muito legal fazer a minha massinha. Quero logo mostrar para a minha mãe e fazer mais em casa. ”

Para promover também a consciência ambiental e a sustentabilidade, as crianças realizaram ações recicláveis, garantindo um material ainda melhor para suas produções artísticas. A valorização da natureza está sempre em pauta, por isso a Letícia Ferreira, de 9 anos, afirma: “Nessa oficina, com o Tio Lucas, ajudamos o meio ambiente reciclando o papel e construímos um grande castelo, foi muito show. Adorei. ”

Ao final da atividade, os trabalhos foram organizados para uma exposição na própria Unidade para os responsáveis, prestigiando e valorizando a dedicação das crianças.

O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Nova Friburgo, está localizado na Rua Júlio Antônio Thurler, 04 – Olaria – Telefone: (22) 2522-5078.

Compartilhar