LBV Friburgo desenvolve Horta Vertical com as crianças

10/10/2016 11:49:10
Compartilhar

Os integrantes do programa Criança: Futuro no Presente! participaram do projeto que visa o conhecimento sobre sustentabilidade e a compreender, na prática, o que é uma horta vertical e seus benefícios.

No Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Nova Friburgo, as crianças e adolescentes atendidos participaram, recentemente, do projeto Horta Vertical, com o educador social Marcelo da Graça. A iniciativa teve como objetivo adquirir uma melhor percepção em relação à sustentabilidade e compreender o que é uma horta vertical orgânica e seus benefícios, além de estimular a socialização, o trabalho em equipe, vivência ambiental e consciência cidadã. Além disso, conscientizar a criança sobre a importância dos alimentos produzidos sem agrotóxicos, estimulando os bons hábitos alimentares, melhorando a qualidade de vida, estimulando o consumo de frutas e vegetais aos atendidos.

O educador Marcelo da Graça explica: “dentro da oficina arte e cultura, estamos trabalhando com o projeto Horta Vertical, com a proposta de consciência ambiental e reciclagem. Recolhemos garrafas pets, higienizamos, separamos as tampinhas, coletamos terra e fomos montar a horta e começamos a plantar com as crianças as sementes, valorizando a produção de alimento orgânico, sem agrotóxicos. Elas tendo a oportunidade de plantar e ter esse alimento orgânico, produzido de forma natural e fugindo da contaminação dos produtos. Apresentei alguns vídeos sobre alimentos, porque tem criança que não gosta de comer legumes, verduras. E o vídeo junto com a horta despertou o interesse deles pelos alimentos. As sementes de morango foram muito apreciadas pelas crianças. No plantio compramos as sementes e um voluntário da LBV trouxe várias mudas e sementes de várias espécies. Conseguimos mudas de ipê e futuramente, pretendemos replantar em algum local mais apropriado para que possa crescer.”

O Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Informações pelo telefone: (22) 2522-5078.

Compartilhar