Lanche saudável: como fazer um cupcake fit

31/08/2016 10:55:58
Compartilhar

Todo mundo que está em busca de uma alimentação saudável pode ter um pouco de dificuldade em resistir aos doces. Se esse é o seu caso, a dica é apostar na adaptação de receitas. Um exemplo é o cupcake fit, menos calórico e cheio de nutrientes.

Ingredientes saudáveis

O segredo para transformar qualquer receita em algo saudável é estar atenta aos ingredientes e substituir aqueles com mais calorias vazias por outros que fazem bem à saúde. É por isso que o cupcake fit é opção ideal.

O que torna essa receita benéfica para a saúde é que ela é totalmente integral. Estudos mostram que a ingestão de grãos integrais ao invés daqueles refinados reduz o risco de muitas doenças crônicas. Afinal, eles são embalados com nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas B, além de antioxidantes e minerais como ferro, zinco, cobre e magnésio.

Os grãos integrais desempenham um papel importante na redução do risco de doenças como a cardíaca coronária, diabetes e câncer. Além disso, também contribuem para a gestão do peso corporal e a saúde gastrointestinal

Outro ingrediente fundamental para essa receita é o cacau em pó, que também possui vários benefícios para a saúde. Isso porque ele é rico em antioxidantes, que podem ajudar a baixar a pressão arterial e a manter os níveis de açúcar no sangue seguros.

Pessoas que consumiram quantidades médias e altas de flavonoides, que são encontrados no cacau, apresentaram melhoras em diversos aspectos da saúde. Destacaram-se testes que mediam atenção, função executiva e memória.

Em outras palavras, além de degustar uma deliciosa receita ao preparar um cupcake fit, você estará contribuindo para o bom funcionamento do seu organismo. Mas vale lembrar que, mesmo sendo mais leve, ele deve ser consumido com moderação.

Receita cupcake fit

Ingredientes

1 ovo

2 colheres de sopa de cacau em pó

1/2 xícara de farinha de trigo integral

4 colheres de sopa de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de margarina light

1/2 xícara de leite desnatado

2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Em uma tigela coloque ovo, cacau, leite e açúcar. Derreta a margarina no microondas e adicione à mistura. Aos poucos, vá acrescentando a farinha, até virar uma massa homogênea. Coloque agora o fermento em pó e mexa devagar. Leve ao forno preaquecido por 15 minutos, a 150ºC.

Para a cobertura é possível fazer um falso branquinho. Ele é preparado com leite em pó, açúcar mascavo, cacau em pó e um pouco de água. Além disso, é possível usar pasta de nozes ou um merengue feito com açúcar orgânico.

 

 

Compartilhar