Jiboia de 2 metros é capturada e solta em município da região

03/09/2015 12:19:03
Compartilhar

Uma cobra jiboia, com cerca de 2 metros de comprimento, foi encontrada por um funcionário do Sítio Conquista quando realizava a roçada do pasto no distrito de Santa Rita da Floresta, em Cantagalo. O homem fez questão de registrar o momento e levantou o animal com um pedaço de pau, soltando-o posteriormente de volta a natureza.

A serpente jiboia é natural das Américas do Sul e Central. No Brasil é encontrada na Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues. É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros. Apesar de varias lendas citarem jiboias imensas, essa espécie geralmente não ultrapassa os 4 metros de comprimento, podendo viver até 25 anos e atingir o peso de 40 kg.

A cobra foi encontrada por volta das 11 horas desta terça-feira, 2. Ela fazia um “barulho estranho”, afirma a filha do proprietário do sítio Joana Simões. Segundo o expert no assunto, biólogo Gustavo Neder, o barulho citado na verdade é típico das jiboias que procuram se afastar dos homens quando os encontra, sempre na tentativa de se defender e tentar assustar o inimigo silvando alto.
Por Iago Guimarães / Site Aserra

Compartilhar