Jardinagem ajuda a controlar a ansiedade e a depressão

30/10/2020 11:13:06
Compartilhar

Benefícios da horticultura para o equilíbrio mental e emocional foram relatados em diversos estudos; prática ganhou adeptos na pandemia

Além de deixar os ambientes mais bonitos, a jardinagem faz bem para a mente. Estudos mostram que pessoas com ansiedade, esquizofrenia, Alzheimer e depressão se beneficiam ao cuidar de plantas. Os fins terapêuticos, no entanto, se estendem a qualquer um que queira botar a mão na terra.

A jardinagem foi usada com sucesso, por exemplo, como parte de um programa de terapia ocupacional em um hospital psiquiátrico japonês. Foi relatado que os esquizofrênicos tiveram redução na supervisão e melhora na tomada de decisão, na resolução de problemas, na atenção e na integração social com família e funcionários.

O Hospital Universitário de Brasília realizou um levantamento relacionando pacientes com Alzheimer ao uso terapêutico da jardinagem. Nesse caso do Distrito Federal, houve melhora no desempenho mental e emocional dos indivíduos que participaram da iniciativa.

Uma oficina com hortas e jardins também contribuiu para minimizar os sintomas de depressão em idosos e de abstinência em alcoólatras.

Durante a quarentena imposta pelo novo coronavírus, muitos descobriram a horticultura como um passatempo prazeroso e produtivo.

https://catracalivre.com.br/

Compartilhar