Já ouviu falar em ponto cego do carro? Saiba onde está e como acabar com ele

10/06/2016 11:52:58
Compartilhar

Ponto cego do carro é a área ao redor dos automóveis que não pode ser observada de modo direto pelo condutor. Ponto cego existe em diversos veículos: Carros, caminhões, lanchas, veleiros e aeronaves.
Quando se está dirigindo um automóvel os pontos cegos são as áreas da estrada que não podem ser vistas ao olhar à frente ou para trás, através de qualquer retrovisor e espelho lateral.

Os pontos cegos mais comuns são traseiros. Outras áreas às vezes chamadas de pontos cegos estão àquelas demasiadas baixas para se visualizar nos lados de um veículo.

Há tipos de transportes sem pontos cegos, tais como bicicletas, motocicletas e cavalos. O ajuste adequado de espelhos e o uso de outras soluções técnicas podem eliminar ou diminuir os pontos cegos. Conheça algumas dicas para evitar ponto cego do carro.

Como diminuir o ponto cego?

Os pontos cegos ficam nas laterais do veículo onde o reflexo do retrovisor não alcança. Eles sempre vão existir, mas podem ser reduzidos com o bom ajuste dos espelhos. Primeiro, posicione-se corretamente no banco, com os joelhos semi-flexionados e as costas retas.

Alinhe os retrovisores externos buscando a traseira do seu veículo e abra até que ela saia do campo de visão. A ideia é enxergar o mínimo do veículo e o máximo da rua. Já o espelho interno deve ser ajustado de forma a enxergar todo o vidro de trás.

Fora isso, há pontos cegos que são estruturais e que mudam de acordo com o modelo do automóvel, como pilares, encostos de cabeça e altura da traseira. A altura e o tamanho do veículo também influenciam, por isso, é importante conhecer o próprio carro e perceber os lugares em que visibilidade fica comprometida.

Para evitar acidentes, é sempre importante lembrar que existe uma parte da via que está fora do seu campo de visão e, assim, dirigir com o máximo de cuidado. Essa dica vale principalmente na hora de mudar de faixa. Por isso, sinalize sua intenção com antecedência e só realize a manobra se tiver a certeza de que nenhum motociclista vem pela lateral.

Fonte: http://mundotransito.com.br/

Compartilhar