Inverno sem erro: aprenda a lavar o cobertor e o edredom

17/07/2017 15:50:57
Compartilhar

As noites frias de inverno merecem um cobertor ou um edredom bem aconchegante. Mas a roupa de cama deve ter um cuidado especial com a limpeza e higiene.Veja dicas para deixar tudo limpo:

— Antes de lavar o cobertor, passe o aspirador na peça, já que nem sempre a máquina de lavar consegue remover a poeira com eficiência. Confira as instruções de lavagem na etiqueta.

— Após a lavagem, coloque os cobertores para secar ao ar livre. Evite colocar no sol. O correto é secá-los à sombra, pois os raios solares queimam as peças, desgastam e encolhem as fibras naturais dos tecidos. Já se você mora em apartamento o processo de secagem será um pouco mais demorado. Procure colocar as peças em lugares que circule ar, se possível próximas a janelas ou basculantes.

— Se você lavou as peças antes de guardá-las agora que precisa utilizá-las não precisará lavá-las novamente. Antes de reutilizar as cobertores, edredons e colchas que estavam guardados, coloque-os por alguns minutos ao sol (de preferência durante o sol da manhã para não danificar a peça) ou ao ar livre para retirar eventuais odores.

— As capas de edredom (duvet) protegem e fazem com que a peça dure mais tempo, já que diminuem a necessidade de lavagens frequentes o que acaba por desgastar a espuma que compõe o enchimento. Você só precisa lavar a capa, que além de ser mais fácil de ser higienizada, seca mais rápido do que o edredom, facilitando bem a vida durante o inverno.

— O importante na hora de comprar a capa é saber que ele deve ser um pouco maior que o edredom (de 2 a 3cm maior) que você deseja forrar, caso contrário, você terá dificuldade na hora de enchê-lo e esteticamente não vai ficar tão bom. Comprando desta forma não há erro, o edredom não vai sobrar dentro da capa e nem ficará apertado demais.

— Você pode optar também por não encapar um edredom que você já tenha, e sim comprar o recheio para a capa. O bom de fazer isto é que você terá a oportunidade de escolher um tipo de enchimento para cada estação do ano: pode ser um de tecido mais grosso para o inverno e um de tecido delicado. Para as estações mais quentes, várias marcas brasileiras fabricam este tipo de capa e de enchimento. Existem estampas e modelos para todos os gostos.

Compartilhar