INSS inicia hoje projeto-piloto de prova de vida por biometria facial

20/08/2020 11:33:40
Compartilhar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a implantar nesta quinta-feira (20) a prova de vida por meio de biometria facial. Nesta primeira etapa, cerca de 500 mil beneficiários de todo o país participarão do projeto-piloto.

O INSS entrará em contato com esses segurados nos próximos dias por meio de SMS, Central 135 e e-mail.

Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida com origem em números diferentes deve ser ignorada. Quem tiver dúvidas pode ligar para o número 135 e conferir se a notificação é verdadeira.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

O INSS ressalta que se trata de uma etapa para que sejam realizados ajustes para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança a todos os beneficiários.

O beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

A prova de vida está suspensa até setembro por causa da pandemia, portanto, o segurado que não passou pelo procedimento não deixa de receber o benefício.

Mas a comprovação costuma ser feita na instituição bancária em que o segurado recebe seu benefício, com apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) a um funcionário. Em algumas instituições bancárias, esse procedimento já pode ser feito por meio da tecnologia de biometria direto nos terminais de autoatendimento.

A expectativa é que o serviço de biometria facial esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano, mas dependerá dos resultados do projeto-piloto.

Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias.

https://g1.globo.com/

Compartilhar