INSS dá nova chance para evitar corte de aposentadoria

27/05/2015 14:46:35
Compartilhar

Os 450 mil aposentados e pensionistas do INSS em todo o país que ainda não fizeram a prova de vida ganharam mais uma oportunidade de evitar a suspensão dos benefícios.

O Ministério da Previdência Social decidiu por não bloquear o pagamento de aposentadorias e pensões que não tiveram os dados atualizados nos bancos na folha do INSS deste mês. No Estado do Rio, 36.321 segurados terão mais tempo para comprovar que estão vivos e não ter o crédito em conta suspenso.

O ministério informou que não foi possível concluir em tempo hábil os procedimentos necessários para efetivar o bloqueio dos benefícios, antes do fechamento da folha de maio. O ministério informou que espera concluir as etapas do bloqueio dos benefícios ainda esta semana para que a suspensão ocorra já no próximo mês.

A folha de maio fechou na semana passada. Os pagamentos dos benefícios já começaram para quem ganha um salário mínimo (R$ 788). O calendário termina em 8 de junho para aposentados e pensionistas que recebem valores acima do piso nacional.

A Previdência não descarta a possibilidade de fraudes nesses benefícios que ainda não tiveram os dados atualizados. Mas acredita que com mais tempo os segurados desavisados vão fazer a prova de vida, que é obrigatória.

Segundo o INSS, o procedimento dá mais segurança e evita pagamentos indevidos. A renovação deve ser feita pelos segurados que recebem por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Os aposentados e pensionistas que não podem ir ao banco por estarem doentes ou por dificuldades de locomoção devem fazer a atualização de dados nas agências em que recebem por meio de procuradores. Os representantes devem estar cadastrados no INSS para finalizarem a prova de vida.

Compartilhar