Publicado 12/08/2019 18:07:00

Influenciadora digital, Tamara Castro lança coleção de acessórios Empodere-se

Tamara Castro, jornalista e influenciadora digital

FOTOS: Cíntia Cunha

Pesquisas nacionais demonstram que a Comunicação 2.0 - como já é chamada por estudiosos o poder de influência nas redes – não para de crescer. Empresas se adaptam a nova tendência e estão investindo cada vez mais nesse setor. E essa também é a realidade de Nova Friburgo.

Antigamente apenas um seleto grupo de artistas e jornalistas ditava a moda e era considerado formador de opinião. "Escolhidas" pela grande mídia, por meio de jornais, rádio, televisão e cinema, essas pessoas determinavam o que era tendência. Mas a realidade mudou e hoje pessoas aparentemente comuns ajudam a influenciar milhares de outras através da internet. São os influenciadores digitais. Eles são os novos queridinhos da web e estão fazendo com que muitas empresas vejam uma nova maneira de se comunicar com o público e mostram que investir em nicho é fazer mais com menos.

A Sprout Social revelou em uma pesquisa que 74% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra. Já um estudo da Qualibest revelou que os criadores de conteúdo para a web, só perdem em influência para parentes e amigos próximos na hora de consumir um produto ou serviço. 76% dos entrevistados entre 20 e 30 anos, afirmaram seguir pelo menos um influenciador digital. Desse total, 73% utilizam o instagram para isso.

Mas, essa não é mais só a realidade dos grandes centros. Em Nova Friburgo, muitos influenciadores digitais já encaram como trabalho a criação de conteúdo para as redes sociais, tem empresas de diferentes produtos e serviços como clientes e já até assinam coleções.

Esse é o caso da jornalista Tamara Castro de 35 anos. Em maio de 2017, criou um perfil no instagram como @bloguerinhadadepressao com o objetivo de motivar as pessoas a terem uma vida mais saudável, compartilhar a tentativa de ser fitness, combater a padronização da moda e da beleza e motivar o empoderamento feminino. E o que começou como brincadeira e hobbie, se transformou em um segundo trabalho. Com mais de 24 mil seguidores e uma alta interação, atualmente a Tamara tem agenda de atendimento as empresas, pacotes de divulgação, fotografa campanhas para marcas nacionais e shoppings, já teve uma peça de lingerie lançada na FEVEST 2018 com seu nome e agora lança a sua primeira coleção.

"Quando recebi o convite da Berila (marca de acessórios) para ter uma coleção com o meu nome quis mais do que isso: o meu objetivo é destacar o empoderamento feminino. Escolhi nomear a coleção de "Empodere-se" para passar a mensagem do que eu falo bastante no meu instagram: empoderamento feminino e a quebra do padrão comercial de beleza. O meu trabalho no instagram, ganhou o formato natural de eu ser "uma mulher real" e é isso que quero passar na coleção", explicou a Bloguerinha da Depressão.

Como a formação da Tamara não é em moda ou designer de joias, a coleção é toda baseada em suas escolhas e seus estilos. "Escolhi cada peça da coleção e estou pensando e planejando cada detalhe junto com a Berila. Além de peças das mais delicadas as mais brutas, para atender a todos os estilos de mulheres, mas dentro do que eu realmente gosto, quis dois grandes diferenciais na minha coleção: temos cintos estilosos em tamanhos maiores. Quem veste mais do que 44, sabe da dificuldade de encontrar cintos bonitos, "na moda", em tamanhos maiores, principalmente em Nova Friburgo. Também solicitei a Berila que tivéssemos extensoras para chockeres. Muitas mulheres querem aderir à moda do cordão estilo gargantilha, mas a circunferência da peça é pequena. Por isso, na coleção Empodere-se, a mulher poderá escolher qualquer modelo e as vendedoras já vão fazer a extensão na peça, na hora. Nenhuma mulher vai deixar de usar o que gosta e o que quer pelo simples fato da moda, mesmo no século XXI, ainda seguir um padrão específico", justificou.

Para a Ludy Leal, dona da Berila, o investimento em influenciadoras digitais não é de agora. Antes mesmo de abrir a sua primeira loja, ela já investia na divulgação da sua marca através das criadoras de conteúdo para web. Atualmente com duas lojas: uma em Olaria e outra no centro de Nova Friburgo, essa é uma mídia que ela não abre mão: "É um retorno garantido. As meninas falam com suas seguidoras de forma muito leve, natural, cria vínculos. Todos os dias, alguém chega nas lojas pedindo a peça que viu no instagram de tal pessoa", afirma a empresária.

Sobre a Coleção Empodere-se, assinada pela @bloguerinhadadepressao que será lançada no próximo dia 17, Ludy fala animada: "Tamara foi uma das minhas primeiras influenciadoras e sempre tive ótimo retorno em vendas através do trabalho dela. A coleção ainda nem foi lançada e já virou o burburinho da internet nos últimos dias, devido a pré divulgação que estamos fazendo. Estou extremamente animada e otimista. A coleção já é sucesso na web e será também em vendas".


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