Inea reconhece 3 novas reservas de preservação da mata atlântica na região; 2 estão em Friburgo

27/08/2020 11:19:35
Compartilhar

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reconheceu três novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) na Região Centro-Norte Fluminense. Duas delas estão em Nova Friburgo; e outra em Santa Maria Madalena.

O reconhecimento das áreas foi oficializado na sexta-feira, 21/8, e, de acordo com o Inea, as reservas vão garantir a proteção de 39 hectares de Mata Atlântica.

Unidades de conservação de proteção integral, criadas voluntariamente em propriedade privada e averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis, já respondem por mais de 8 mil hectares de Mata Atlântica protegidos. De acordo com a presidente do Inea, Diane Rangel, as novas RPPNs vão garantir a perpetuidade de quase 39 hectares de área protegida.

“O Estado do Rio de Janeiro contabiliza 96 RPPNs reconhecidas pelo órgão ambiental estadual, de um total de 169. As RPPNs são importantes para o nosso estado, onde a maior parte dos remanescentes florestais encontram-se em terras privadas”, explica Diane Rangel.

Os avanços na conservação de terras privadas vêm ocorrendo no âmbito do Programa Estadual de Apoio às RPPNs, instituído pelo Decreto Estadual nº 40.909/2007. Por meio do programa, o Inea oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados.

Nas RPPNs, as atividades permitidas são de educação ambiental, de turismo e de pesquisa científica. O reconhecimento de reserva é perpétuo e acompanha a vida da propriedade.

O reconhecimento definitivo das RPPNs se dá mediante publicação de portaria da Presidência do Inea no Diário Oficial do Estado, após averbação dos seus limites na matrícula do imóvel.

Compartilhar