Impeachment de Witzel é de goleada: 10 a 0; Castro efetivado

30/04/2021 20:13:22
Compartilhar

O governador afastado do Rio está oficialmente destituído do cargo. Nesta sexta-feira, 30/4, o Tribunal Especial Misto (TEM) aprovou por unanimidade (10 a 0) a cassação do mandato de Wilson Witzel. O tribunal também decidiu que Witzel ficará inelegível por 5 anos.

Com o impeachment do ex-juiz, o governador interino Cláudio Castro (PSC), vice-governador eleito na chapa do então titular em 2018, será efetivado no cargo.

Witzel está afastado do cargo desde agosto do ano passado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é investigado por suspeita de práticas irregulares na área da Saúde.

De acordo com denúncia do Ministério Público Federal, a partir da eleição de Wilson Witzel, “estruturou-se no âmbito do governo estadual uma organização criminosa, dividida em três grupos, que disputavam o poder mediante o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos”. Liderados por empresários, esses grupos lotearam algumas das principais pastas estaduais, como a Secretaria de Saúde, “para implementar esquemas que beneficiassem suas empresas”.

O principal mecanismo utilizado pelos grupos para captar recursos financeiros, segundo o MPF, era “por meio do direcionamento de licitações de organizações sociais (OSs), mediante a instituição de uma “caixinha de propina” abastecida por pelas Organizações Sociais e seus fornecedores”.

Compartilhar