Horário de Verão gerou economia de 14 mil habitantes em Friburgo

19/02/2016 16:44:58
Compartilhar

A Energisa em Nova Friburgo estima que tenha ocorrido uma economia de mais de 681 mil kWh durante o período de quatro meses de vigência do horário de verão, que termina a meia noite deste sábado, 20 de fevereiro.

Segundo a concessionária, a economia de energia elétrica durante o horário de verão equivale a aproximadamente 0,53% do consumo total da distribuidora ou todo o consumo de uma cidade com 14.250 habitantes.

O horário de verão faz com que a população aproveite melhor a luz natural, já que o sol se põe mais tarde, reduzindo a demanda por energia no período mais crítico do dia, conhecido como horário de pico, que é entre 18h e 21h.

“Com o horário de verão, existe uma dilatação do período de pico, evitando-se assim uma sobrecarga no sistema elétrico, já que as pessoas aproveitam mais a luz natural. Desta forma, o consumo de energia dos clientes comercial e industrial não coincide com o consumo residencial e da carga da iluminação pública”, explica o diretor Técnico e Comercial da Energisa, Fernando Costalonga.

Compartilhar