Homens machistas são mais propensos a doenças mentais

22/11/2016 10:58:58
Compartilhar

Homens que se comportam como playboys promíscuos ou se sentem poderosos sobre as mulheres são mais propensos a desenvolverem problemas mentais em relação a homens com atitudes menos sexistas, afirma pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia. A análise encontrou conexões entre o comportamento sexista e transtornos mentais como depressão e abuso de substâncias.

Algumas dessas normas masculinas sexistas, como ser um playboy e se sentir poderoso sobre as mulheres, não são apenas uma injustiça social, mas elas também são potencialmente ruins para a saúde mental.

Os resultados foram divulgados pouco tempo após a eleição de Donald Trump, que fez inúmeros comentários sexistas durante a campanha. A pesquisa sintetiza análises de mais de 70 estudos baseados nos EUA, que envolveram mais de 19 mil homens ao longo de 11 anos. Foram avaliadas 11 normas geralmente consideradas como reflexos da expectativa social sobre a masculinidade tradicional, incluindo o desejo de vencer, assumir riscos e busca por status.

E os traços, ou normas, mais intimamente ligados a problemas de saúde mental foram o comportamento playboy ou de promiscuidade sexual, sentimento de poder sobre as mulheres e autossuficiência.

Homens que não se sentem confortáveis para pedir informações quando estão perdidos, esse é o exemplo clássico de autossuficiência.

Além disso, homens que demonstraram essas atitudes eram menos propensos a buscar por ajuda mental profissional.

http://oglobo.globo.com/

Compartilhar