Home Office: dicas para organizar o seu espaço de trabalho

16/04/2020 12:20:11
Compartilhar

Muita gente que nunca tinha trabalhado no esquema de home office teve que se adaptar a isso rapidamente por conta da crise causada pelo coronavírus. Arrumar um lugar para deixar o computador, uma cadeira confortável e um lugar silencioso são fundamentais. Mas, para conseguir focar no que realmente nas tarefas, o espaço deve ser organizado.

— Manter um home office organizado vai além da questão estética, pois influencia também na concentração e no aumento a produtividade. Veja dicas abaixo:

Local
O ideal é que o espaço de trabalho em casa pareça um escritório. Um ambiente silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar. Mas, muitas vezes, você não terá um ambiente disponível para isso. Então, vale sim, utilizar a mesa da cozinha, a mesa da sala de jantar ou até mesmo o sofá da sala, caso não haja realmente uma outra opção. O único lugar que não recomendo é a cama, pois o conforto da mesma e a sensação de descanso ficará em você, ao ponto de prejudicar sua produtividade.

Mesa sempre limpa
Evite acumular papéis e deixar objetos espalhados. Utilize bandejas e pastas e categorize de acordo com a sua necessidade de identificação. Se não tiver os produtos em casa, as lojas estão recebendo pedidos on-line.

Organizadores móveis
Arquivos e gaveteiros de rodinhas ajudam a evitar que objetos pequenos se percam no meio das coisas. Esses itens, assim como caixas e cestos, também podem servir para deixar peças de uso mais frequente sempre à mão, de forma que não ocupem muito espaço e lhe poupem tempo, já que você não precisará procurá-los sempre que tiver de utilizá-los.

Pastas identificadas
Organize os documentos em pastas exclusivas, ou seja, tenha uma para as contas, uma para documentos pessoais, uma para comprovantes, uma para projetos, etc. e identifique.

Lembretes à vista
Se as tarefas forem muitas, ponha um quadro para anotar avisos e lembretes.

Divisórias
Utilize divisórias nas gavetas para manter as miudezas e seus objetos de trabalho em ordem.

Regras
Crie regras internas para o home office. Se tirar algo do lugar, devolva assim que terminar de utilizar. Se sujar, limpe. Se abrir, tampe.

Compartilhar