Hidratante, anti-idade, ácido: o jeito certo de usar seus produtos de beleza

21/03/2016 15:47:26
Compartilhar

Os avanços tecnológicos em cosméticos seguem a todo vapor. O problema é que, se não souber usar o produto, o resultado não chega nem perto do prometido na embalagem. “As mulheres gostam de experimentar, mas, na prática, não é comum manter rituais de tratamentos e sequências. Como os efeitos dependem do hábito e, passada a novidade, tende-se a deixá-los de lado.

Anti-idade
Age tanto na prevenção do envelhecimento, impedindo que rugas e flacidez apareçam, quanto no combate aos sinais da idade. Para isso, conta com ativos antioxidantes. Eles são capazes de neutralizar os radicais livres, que causam a destruição do colágeno e da elastina. Entre os principais antioxidantes estão a vitamina C, capaz de estimular a produção de colágeno e elastina e clarear a pele, e as propriedades encontradas no chá-verde, na uva e no óleo de oliva.
Ordem de aplicação: após a limpeza e a tonificação da pele.
Horário de aplicação: pela manhã, seguido de protetor solar, e à noite. Existem pessoas que aplicam apenas uma vez ao dia, mas, nesse caso, a eficácia será reduzida pela metade.
Quantidade: o ideal para cobrir todo o rosto e pescoço é o equivalente a uma colher (chá) rasa do produto. Espere alguns minutos para que ele seja absorvido antes de aplicar a maquiagem ou o filtro solar.
Combinação: não é aconselhável misturar o anti-idade a outro tipo de creme, pois isso dilui a concentração dos ativos e, consequentemente, sua eficácia.

Ácidos
Os mais usados são os retinoico e glicólico. Eles são excelentes opções para o tratamento de manchas e do envelhecimento da pele, pois aceleram a renovação celular.
Ordem de aplicação: para que os ácidos entrem em contato com a pele e sejam eficientes, toda a gordura deve ser removida. Lave com um sabonete específico para seu tipo de pele, seque bem o rosto e, em seguida, aplique o ácido.
Horário de aplicação: devem ser sempre aplicados à noite, evitando uma possível reação ao sol – pode causar manchas.
Quantidade: regra geral – aplique o equivalente a uma moeda de 50 centavos. Comece com uma camada bem fina para sentir a tolerância da pele.
Combinação: a única associação deve ser com o protetor solar, com o rosto já lavado. A mistura com outros hidratantes ou ativos pode causar graves irritações.

Efeito lifting
Também conhecido como creme de efeito Cinderela, tem ação tensora, ou seja, dá aquela esticadinha básica na pele, deixando as ruguinhas menos aparentes. Esse tipo de cosmético cria uma película invisível, que promove o aspecto imediato de firmeza ao rosto, deixando-o mais jovem temporariamente. Sobre a formulação, geralmente contam com a proteína da soja e do trigo, que tem o efeito tensor, e ácido hialurônico, responsável por atrair água para as células, preenchendo os espaços entre elas.
Ordem de aplicação: após a pele limpa e seca. Maquiagem e filtro solar devem ser passados depois de 15 minutos, tempo em que o cosmético leva para ser absorvido.
Horário de aplicação: minutos antes daquele compromisso em que você deseja exibir um rosto mais jovem.
Quantidade: o equivalente a 1 colher (chá) rasa.
Combinação: para evitar que a película tensora se dissolva, jamais associe óleos faciais, anti-idades e clareadores com ativos ácidos a hidratantes encorpados ou cremes para o contorno dos olhos.

Antimanchas
Melhora o aspecto da pele, suavizando e, em alguns casos, até eliminando as manchas. Tudo graças aos ativos que ajudam a reduzir a produção ou os depósitos de melanina, caso do alfa-arbutin, da vitamina C, do ácido kójico e da niacinamida. O padrão de ouro para tratamento de melasma é a combinação de ácido retinoico com corticoide e hidroquinona.
Ordem de aplicação: após lavar o rosto para que possam penetrar mais profundamente.
Horário de aplicação: os mais eficientes, com ácidos e hidroquinona, devem ser usados à noite e retirados pela manhã, quando entra em cena o protetor solar. Dessa forma, evita-se a sensibilização pela exposição ao sol e a interação com outros ingredientes que poderiam diluir sua ação, como silicones, manteigas, óleos e glicerina.
Quantidade: se aplicado no rosto e pescoço, passe o equivalente a 1 colher (chá) rasa.
Combinação: aúnica associação permitida e recomendada é com o protetor solar, que deve ser aplicado pela manhã e ao longo do dia.

Creme noturno
A diferença entre o creme noturno e o diurno é que ele tem ação mais nutritiva e regeneradora porque possui ácidos e outros ativos que são fotossensíveis. Além disso, costuma ser mais eficiente, já que é durante a noite que a pele fica mais receptiva aos nutrientes. Entre os ativos mais usados nas formulações estão: antioxidantes como a vitamina C, retinol e peptídeos específicos.
Ordem de aplicação: após lavar o rosto.
Horário de aplicação: minutos antes de deitar.
Quantidade: aplique por todo o rosto o equivalente a uma moeda de 50 centavos.
Combinação: se a função do creme for apenas nutritiva, ele pode ser misturado a hidratantes, para atenuar sua oleosidade, ou a óleos faciais, para incrementar sua eficácia. Mas, se forem cremes antirruga, com vitamina C ou retinol, não devem ser misturados para não diluir os ativos.

Redutor de poros
Reduz o sebo sobre a pele, disfarçando os poros abertos, e, com o tempo, diminuindo o diâmetro deles. Conta com ativos como as sílicas globulares, que se depositam sobre os poros, fazendo com que desapareçam, e as sílicas poliméricas, que entram na pele e absorvem o sebo secretado pelas glândulas sebáceas. Outros ativos eficientes no tratamento são os derivados de enxofre, sulfacetamida e vitamina C.
Ordem de aplicação: sempre após lavar e secar bem a pele. Hidratante, maquiagem, protetor solar e outros cosméticos podem vir logo na sequência.
Horário de aplicação: pela manhã, podendo ser reaplicados durante o dia se a pele estiver com a aparência oleosa ou os poros mais abertos.
Quantidade: 1 colher (café) para todo o rosto.
Combinação: pode ser associado a outros produtos cosméticos, lembrando apenas de aplicá-lo primeiro.

Antiacne
Previne a acne, reduz o número de lesões já existentes, diminui a oleosidade da pele e pode tratar as manchas escuras deixadas pelo problema. Esses cremes associam ativos como o ácido salicílico, que tem ação esfoliante, e a vitamina B3, responsável por reduzir a oleosidade e combater a inflamação.
Ordem de aplicação: após o uso do sabonete facial (de preferência com ácido salicílico). Depois é indicado passar um filtro solar matificante.
Horário de aplicação: sempre pela manhã, seguido de filtro solar matificante, e à noite, após lavar o rosto.
Quantidade: o suficiente para cobrir a área com acne.
Combinação: uma ou duas vezes por semana, pode ser aplicada uma máscara concentrada de argila verde ou preta, que possui alta concentração de enxofre, potencializando a eliminação da gordura. Se usar hidratante, prefira os oil-free, como gel, gel-creme e sérum. E aplique antes do produto antiacne.

Hidratante
Reduz a perda de água da pele causada pelo processo natural de evaporação, baixas temperaturas, banhos muito quentes ou por procedimentos dermatológicos, como peelings e laser. Para isso, eles têm em sua formulação ativos que criam uma barreira no tecido cutâneo, caso da glicerina, do ácido hialurônico, dos óleos de amêndoas, avelãs, canola, e da manteiga de karité.
Ordem de aplicação: sempre após a lavagem e a tonificação, podendo ser reaplicado durante o dia sem a necessidade de lavar o rosto novamente.
Horário de aplicação: a pele seca pode necessitar de mais aplicações do que a acneica. Mas, basicamente, a hidratação deve ser feita pela manhã e à noite.
Quantidade: depende da necessidade de hidratação: se for de pouca a moderada, cubra o rosto com uma fina camada. Já se estiver mais ressecada, passe uma camada generosa. Regra geral: aplique o equivalente a uma moeda de 5 centavos.
Combinação: em casos de ressecamento intenso, vale acrescentar ao hidratante uma ou duas gotinhas de óleo específico para o rosto. Mas evite misturar com anti-idade, clareadores e produtos que contenham vitamina C, retinol ou ácidos a fim de não diluir a eficácia. Caso deseje usar os dois, aplique primeiro o produto mais forte, leia-se os com vitamina C, retinol e outros ácidos, e em seguida o hidratante.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Compartilhar