Hemocentro Friburgo recebeu cerca de 50 doações durante mutirão

16/08/2020 19:27:23
Compartilhar

Cerca de 50 pessoas estiveram no hemocentro de Nova Friburgo para o mutirão de doação de sangue neste sábado (15). A ação aconteceu das 8h às 13h e, para não haver aglomeração no local, as doações foram realizadas com hora marcada.

Para o diretor do Hemocentro, Roberto Nideck, esse resultado é excelente.

O Hemocentro de Nova Friburgo viu a quantidade de doações despencar durante a pandemia da Covid-19. Para atender ao município e outras 13 cidades vizinhas, seriam necessárias vinte doações por dia. Mas, na maioria das vezes, esse número não chega a cinco.

“As pessoas ficaram preocupadas por conta da pandemia. Mas eu queria dizer que as pessoas podem vir, fazer as doações, nós sempre nos preocupamos com a higiene, agora ainda mais. Hoje, aumentamos o horário de atendimento, que ia até às 11h e estendemos até às 13h.” explicou Nideck.

Neste momento, doar sangue se torna ainda mais importante, com a flexibilização das medidas de isolamento e a retomada das cirurgias eletivas.

“Elas (as cirurgias eletivas) estão retomando aos poucos e isso demanda mais sangue. Os traumas diminuíram bastante no início da pandemia, mas, agora, com a flexibilização, os acidentes voltaram. Tem pessoas que precisam de sangue urgentemente, se não morrem. Nós precisamos, em média, de vinte doações por dia, mas hoje está longe, quando está em um dia bom, temos no máximo dez”, afirma o diretor do Hemocentro.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. Pesar mais que 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

Menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal e apresentar uma cópia da identidade.

O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, na Rua General Osório, 324, no centro da cidade.

O telefone para marcar a doação é (22) 2523-8084.

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana

Compartilhar