Hemocentro de Nova Friburgo precisa de doadores de sangue

28/04/2017 10:34:33
Compartilhar

Segundo a coordenação da unidade, a média atual não passa de três doações por dia, um número extremamente baixo, que está causando grande impacto nos estoques de sangue.

O baixo número de doadores deixou os estoques de sangue do Hemocentro de Nova Friburgo insuficiente para atender a demanda da população friburguense. Segundo a coordenação da unidade, a média atual não passa de três doações por dia, um número extremamente baixo, que está causando grande impacto nos estoques. Por isso o Hemocentro reforça a importância da população doar sangue, a fim de regularizar o mais rápido possível os estoques da unidade.

Outro agravante é que a vacinação contra a febre amarela impede a doação de sangue nos primeiros 30 dias após a imunização, o que fez o número de doadores despencar novamente, levando os estoques de sangue a um nível crítico.

Como doar sangue?
O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Os interessados precisam estar munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

Quem pode doar sangue?
O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

Compartilhar