Hemocentro de Nova Friburgo faz apelo em busca de doadores

27/03/2018 15:53:28
Compartilhar

A proximidade do feriadão de Páscoa acionou o alerta vermelho do Hemocentro Regional de Nova Friburgo. Isto porque, durante os feriados prolongados, ocorre um aumento na demanda por sangue de todos os tipos provocado pelo crescimento dos registros de acidentes de trânsito. Doar sangue é um processo indolor, que representa solidariedade e pode salvar uma vida.

Para que não falte sangue a nenhum paciente, o Hemocentro está convocando doadores para restabelecer o estoque que está abaixo da quantidade recomendada. Além dos hospitais públicos de Nova Friburgo, o banco de sangue atende hospitais particulares credenciados ao SUS na região e em outros 13 municípios.

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, anexo ao Hospital Raul Sertã, tem capacidade para 50 atendimentos diários e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. (exceto em feriados e pontos facultativos)

As condições básicas para doação de sangue são:

*Portar documento de identidade oficial com foto;
*Descansar bem à noite;
*Menores de idade (16 e 17 anos) devem estar acompanhados pelo responsável;
*Não ingerir alimentos gordurosos e nem derivados de leite como queijo, ovos, presunto, manteiga, requeijão, leite de qualquer tipo, frituras;
*Os alimentos que podem ser consumidos antes da doação são: café preto, suco ou chá, biscoito água e sal ou maisena, pão puro ou frutas;
*O doador que fizer uso de alguma medicação deve levar do medicamento em questão.

Compartilhar