Hemocentro de Friburgo suspende coleta de sangue por falta de pagamento

11/09/2018 13:02:22
Compartilhar

Em nota oficial, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que a coleta de sangue no Hemocentro do Hospital Raul Sertã está suspensa desde o dia 6 de setembro. O fato, segundo o governo, ocorreu por atraso no processamento do pagamento da empresa [que fornece insumos], mas, “a expectativa é que hoje [terça-feira, 11] mesmo a situação já esteja resolvida”.

A Secretaria de Saúde acrescentou que “nenhum procedimento está sendo prejudicado, como cirurgias programadas, emergências, bem como o tratamento de soropositivos e de pessoas em hemodiálise”. Isto porque, “o estoque atual [de sangue] está em 180 bolsas no Hemocentro de Nova Friburgo”.

O Hemocentro de Nova Friburgo atende 13 municípios. O caso foi denunciado ao Ministério Público nesta segunda-feira, 10, por um grupo de vereadores de oposição. Na denúncia, os vereadores alertam que a falta do material pode prejudicar o atendimento de vítimas de acidentes e a realização de cirurgias na unidade.

O documento entregue ao Ministério Público foi protocolado pelos vereadores Zezinho do Caminhão (PSOL), Wellington Moreira (MDB)e Marcinho do Alto (PRB), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara. Eles afirmam ainda que o Hemocentro não tem um hematologista, que é o responsável técnico pela coleta de sangue.

“A Secretaria de Saúde esclarece ainda que não foi notificada sobre a saída da hematologista, mas, caso isso ocorra, ela será substituída como acontece com qualquer profissional”, diz a nota da Prefeitura.

Compartilhar