Guia de cuidados da cabeça aos pés para enfrentar o calor numa boa

02/01/2017 10:48:34
Compartilhar

O aumento da temperatura, dá início a uma mudança na rotina de cuidados com a pele que deve durar todo o verão. Nos meses de calor, os raios de sol mais intensos podem provocar diferentes reações em cada parte do corpo, a começar pelo rosto: mesmo que você não use produtos para pele oleosa ao longo do ano, pode precisar deles de dezembro a março.

Enquanto a pele do rosto tende a ficar mais oleosa, a do restante do corpo pode ficar ressecada, exigindo atenção específica para cada região.

Já que cuidados básicos como aumentar o consumo de água para manter a hidratação do corpo estão no topo do seu check list de verão.

PRESTE ATENÇÃO
Na hora de escolher o protetor, prestar atenção tanto no fator de proteção solar (FPS) quanto no PPD (do inglês Persistent Pigment Darkening).
Por muitos anos não se falou muito disso, mas a radiação ultravioleta A, contra os quais o PPD protege a pele, também é fotoenvelhecedora e cancerígena. A proporção deve ser de um terço do FPS para o PPD: se o FPS é 30, o PPD deve ser 10 — explica a médica.

CABELO
A mistura de sol com a água salgada do mar ou a água com cloro da piscina deixa os fios mais secos, quebradiços e com tendência a pontas duplas — especialmente para quem tem o cabelo descolorido. Então, confira os cuidados básicos:

• O chapéu é sua melhor companhia sob o sol. E não apenas os clássicos modelos de palha. A indústria têxtil já oferece opções de chapéus e viseiras (além de outras peças do vestuário) confeccionados com uma fibra de dióxido de titânio, conhecida como fibra com proteção solar. E pode lavar à vontade, pois a proteção permanece na fibra.

• Quando estiver com a cabeça descoberta, aposte em um protetor solar em spray específico para o cabelo, que ajuda a manter a estrutura capilar na beira da praia ou da piscina.

• Na cidade, uma dica é borrifar levemente água termal, que oferece minerais que protegem a fibra do fio. Você pode aplicar depois de fazer uma escova e até antes de dormir.

• A estação também exige investir na hidratação. Se, no inverno, recomenda-se a aplicação das máscaras uma vez ao mês, no verão a frequência ideal é uma vez por semana. O que não quer dizer necessariamente que você precisará bater ponto no salão.

O que não se deve fazer é colocar a máscara capilar e ir para a praia e passar o dia inteiro com o produto no fio. É importante prestar atenção nas instruções de uso do fabricante.

ROSTO
Já sentiu no rosto o efeito das altas temperaturas na oleosidade da pele? Isso ocorre porque o calor estimula as glândulas sebáceas a trabalharem mais, deixando a face mais propensa também à acne. O que fazer?

• Não lave o rosto mais do que duas vezes por dia e troque o sabonete habitual por um específico para pele oleosa e com tendência à acne. Lencinhos antioleosidade e produtos com efeito matte também são uma boa pedida.

Usar um filtro físico no rosto pode ser mais mais eficiente do que o filtro convencional (químico), pois não precisa ser reaplicado.

CORPO
Ao contrário do rosto, a exposição ao sol tende a deixar ressecada a pele do corpo, especialmente nas pernas e nos braços.

• Quem tem resistência a usar hidratante por causa da sensação de ficar com a pele melecada pode optar por produtos específicos para serem usados no banho.

Esses hidratantes são práticos e hidratam na medida certa, sem deixar a pele melada.

• Muitas mulheres não abrem mão de pegar uma corzinha, mas é importante considerar a coloração da pele. Quem tem a pele mais clara deve começar com um fator de proteção 50 e ir diminuindo para 30 conforme a pele for se adaptando ao sol. Mesmo quando estiver bronzeada, não use produtos com fator de proteção solar inferior a 15.

• Assim como nos cabelos, borrifar água termal refresca e ajuda a hidratar a pele durante a exposição ao sol.

• E nada de sair do salão de beleza para a beira da areia. Evitar a exposição ao sol no mesmo dia da depilação com cera. Quando a pele está vermelha, logo após os pelos terem sido retirados, há suscetibilidade a queimaduras. Ainda que o protetor solar seja aplicado, podem aparecer manchas, especialmente no rosto.

• Os filtros físicos contêm óxido de zinco ou de ferro em sua formulação e formam uma espécie de segunda pele, repelindo a radiação UVA e UVB.

• Como a proteção da pele contra os raios de sol é o principal objetivo da temporada, o protetor pode ser passado antes da maquiagem. O ideal, porém, é utilizar protetores solares com cor, que podem substituir a base.

• Os lábios tendem a passar despercebidos no ritual de proteção. Mas exigem fotoprotetores específicos, com FPS 30, para prevenir queimaduras e herpes simples provocadas pela ação do sol, em casos de baixa imunidade.

MÃOS
Todos os cuidados com o corpo devem ser estendidos às mãos. O protetor solar pode ser o mesmo usado no rosto ou no corpo, mas deve ser reaplicado mais vezes para evitar o aparecimento de manchas.

PÉS
No verão, a sola tende a ficar mais grossa e pode até rachar, por usar sandália e andar na areia. Ainda que isso aconteça com você, resista à tentação de lixar o pé. Confira as alternativas para ter um pé macio e bem cuidado:

• Prefira hidratantes com efeito esfoliante, que têm poder de dissolver a camada externa da pele, deixando-a mais fina. Tendo a ureia como um dos componentes mais ativos, esses produtos podem ser encontrados prontos ou manipulados em farmácias específicas.

• Assim como a virilha, os pés são fonte de contaminação por bactérias. Redobre os cuidados com a secagem entre os dedos para evitar proliferação de fungos.

http://revistadonna.clicrbs.com.br/

Compartilhar