Governo federal volta a discutir se acabará ou não com Horário de Verão

17/02/2018 08:16:28
Compartilhar

O horário de verão terminará neste final de semana e os moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste precisarão atrasar o relógio em uma hora, à meia-noite de sábado para domingo. Para este ano, o governo vai voltar a discutir se mantém ou não o horário de verão.

A decisão será da Casa Civil da Presidência da República. O fim do horário de verão chegou a ser estudado no ano passado pela pasta, que criou um grupo de trabalho para avaliar a eficácia da medida. O assunto passou a ser discutido após estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluir que essa política pública traz efeitos “próximos à neutralidade” com relação à economia de energia elétrica.

Os resultados da atual temporada serão analisados após o fim de semana. O governo prepara um estudo sobre a eficácia do período. A intenção é saber se essa política atingiu seu objetivo de economizar energia elétrica. Esse levantamento técnico será decisivo para o futuro do horário, que será discutido por vários entes do governo ainda neste ano.

Além de analisar a eficiência energética da medida, a decisão leva em conta que a população já se acostumou com o horário de verão. Há um entendimento, também, que esse período incentiva o comércio e o turismo nas cidades.

Independentemente da decisão do governo sobre todo o horário de verão neste ano, uma coisa já está certa: ele será reduzido em 15 dias.

Compartilhar