Governo federal fará ações para socorrer setores econômicos e sociais na crise do Coronavírus

16/03/2020 08:03:36
Compartilhar

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse neste final de semana que o governo federal está adotando medidas para socorrer setores econômicos e sociais mais atingidos pelo novo coronavírus.

IDOSOS – A lista – chamada pelo próprio ministro de “pacote antivírus” – inclui três medidas para facilitar o acesso de pessoas idosas aos recursos. A idade avançada é um dos principais fatores de risco para que os sintomas da Covid-19 se agravem.

Para os idosos, o Ministério da Economia pretende facilitar o acesso ao 13º salário de aposentados e pensionistas. A primeira parcela será paga em abril, em vez de agosto, liberando R$ 24 bilhões na economia. Segundo o ministro, a segunda parcela, geralmente paga em dezembro, também pode ser adiantada.

O governo já anunciou que pretende reduzir os juros dos empréstimos consignados do INSS.

TURISMO – A área econômica também prepara medidas de auxílio ao setor de turismo. Além das companhias aéreas, as medidas devem socorrer empresas do setor de serviço como agências de turismo, bares, restaurantes e empresas de eventos.

CONSTRUÇÃO CIVIL – Segundo Paulo Guedes, a Caixa vai “bombar” o financiamento habitacional para o setor da construção civil. A intenção é destinar R$ 75 bilhões para impulsionar o setor.

OUTRAS MEDIDAS – Paulo Guedes comentou, ainda, que o grupo de monitoramento criado para acompanhar os impactos do novo coronavírus na economia real pode adotar novas medidas.
De acordo com o ministro, o grupo acompanha setores da economia a cada 48 horas. “Sempre que esse monitoramento mostrar riscos para algum setor da economia, vamos agir imediatamente”, disse.

Compartilhar