Gás de cozinha tem o primeiro reajuste do ano: preço sobe 6%

07/01/2021 08:22:27
Compartilhar

A Petrobras reajustou em 6%, nesta quinta-feira, 7/1, o preço do gás de cozinha (GLP) para as distribuidoras. O valor deve ser repassado ao consumidor nos próximos dias, de acordo com o Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de GLP.

Este é o 11º reajuste no preço do gás em nove meses. O “índice (6%) com certeza terá impacto ao consumidor” e “é impossível as empresas absorverem esse aumento”, diz o sindicato. “Estamos sendo estrangulados em meio a tantos aumentos. Em respeito à segurança do consumidor, não podemos deixar de repassar os índices que nos são repassados”, acrescentou.

Ao longo de 2020, o preço do gás foi reajustado 10 vezes. As taxas variaram entre 5% e 5,5%. Nove aumentos realizados pela Petrobras e uma, pelas distribuidoras. O mais recente ocorreu em 5 de dezembro.

Além dos reajustes, a variação do preço do gás para o consumidor no ano passado também foi influenciada pelo aumento da demanda. No período em que a população esteve submetida às regras mais rígidas de isolamento social, os botijões chegaram a faltar em algumas revendedoras, e o preço aumentou.

Compartilhar