Furna da Onça: Deputados soltos agora querem mandatos de volta

28/11/2019 17:07:54
Compartilhar

Quatro deputados que estavam presos e foram soltos após votação, em outubro, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pediram para reassumir os mandatos.

O pedido foi feito por: André Correa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Marcos Abrahão (Avante) e Marcus Vinicius Neskau (PTB).

Os parlamentares foram detidos na Furna da Onça, desdobramento da Lava Jato. A solicitação foi protocolada na Mesa Diretora, que enviou o caso para a Procuradoria-Geral emitir um parecer. O documento é contra a retomada.

“O plenário desta Assembleia deliberou pela revogação da prisão (…) mantido, contudo seu afastamento das funções parlamentares. Assim, (…) não tem a Presidência ou a Mesa Diretora competência para revogar decisão da maioria absoluta dos deputados”, afirma o procurador-geral Sergio Pimentel.

“CHANCE ZERO DO PLNENÁRIO VOTAR”

Um deputado que votou a favor da liberdade dos parlamentares diz que o plenário não vai votar para a retomada do mandato. “A chance é zero”, garante.

Para ele, a posse ou não dependerá da Justiça – e não mais da Casa.

A decisão pela libertação, aprovada por 36 votos a 25 em outubro, dizia que os deputados soltos ficam “impedidos de exercer os respectivos mandatos”.

Compartilhar