Frutas da estação: conheça opções para as compras neste início de outono

03/04/2020 12:37:12
Compartilhar

O outono começou no dia 20 de março e como acontece a cada troca de estação, frutas diferentes devem ganhar destaque nas ofertas de supermercados e feiras livres. Mudanças climáticas sazonais favorecem o cultivo de determinados alimentos, que acabam tendo o custo de produção reduzido — sem necessidade do uso de agrotóxicos para conservação, por exemplo — e saindo mais em conta para o consumidor. Abacate, goiaba, caqui, kiwi, tangerina, laranja, maçã, limão, pera, figo, uva e banana são exemplos de produtos da safra que podem deixar as compras econômicas nesta época do ano.

Além de baratas para o bolso, as frutas da estação são mais saudáveis e nutritivas, porque não necessitam de estímulos externos para ficarem prontas para consumo.

os alimentos típicos do outono se caracterizam pelo alto teor de vitamina C. Manter uma dieta o mais natural e equilibrada possível, rica em vitaminas e minerais, ajuda a estimular o sistema imunológico, o que é importante para o combate a diversas doenças. Com a disseminação do coronavírus pelo mundo, esse é mais um motivo para investir na compra de produtos da estação. Além das frutas, há legumes como abobrinha, batata-doce, berinjela e beterraba. Entre as verduras, as principais são alface, chicória, escarola, repolho e rúcula.

Para garantir a economia, é preciso atentar ao odor, à coloração e à consistência da fruta no momento da aquisição. Tal cuidado evita que se leve para casa algo estragado, o que significa dinheiro jogado fora. Machucados ou rachaduras na casca podem ser indícios de contaminação. Alimentos muito grandes, desporporcionais ao tamanho médio, até dão impressão de vantagem na compra, mas as aparências enganam: eles costumam ter sofrido intervenções externas para melhoria do cultivo e, por serem menos naturais, não são as melhores opções.

Outra precaução a ser tomada por quem quer economizar é fazer um planejamento das compras. Frutas maduras, por serem mais perecíveis que as verdes, só devem ser adquiridas se a intenção for o consumo imediato. Caso contrário, o risco de desperdício é grande.

Se, mesmo assim, a pessoa não conseguir usar o alimento no tempo planejado, ela pode congelá-lo e preparar sucos ou sorvetes depois. Também é possível cozinhá-lo e transformá-lo em doces ou geleias. São formas de evitar perdas.

Compartilhar