Friburguense George dos Santos Pacheco lança mais um livro

12/11/2020 19:32:16
Compartilhar

Novo romance de George dos Santos Pacheco narra os efeitos da injustiça na sociedade e o poder da resiliência

O advogado carioca Mário Barcelos foi encontrado morto com um tiro no peito, em seu próprio carro, próximo à sua residência, no bairro das Braunes. Conhecido pelas práticas pouco ortodoxas em defesa de políticos e empresários envolvidos em escândalos de corrupção, Barcelos vivia há cerca de 28 anos em Nova Friburgo, prestando, eventualmente, assessoria jurídica a empresas da cidade. Esse é o mote de O mundo é pequeno demais para nós dois (Clube de Autores, 2020), quarto romance de George dos Santos Pacheco.

George é professor e um dos membros da Academia Friburguense de Letras, que este ano completou 73 anos de atividades ininterruptas no cenário cultural de Nova Friburgo. Em O mundo é pequeno demais para nós dois, Pacheco ingressa no terreno da autoficção e se torna personagem de si mesmo, traçando uma linha sutil entre ficção e realidade. Com seu jeito único de fazer literatura, numa trama irrepreensível, Pacheco questiona as mazelas da sociedade atual e lança luz sobre o que somos de fato e aquilo que poderíamos ser.

Apenas 4% dos brasileiros procuram a polícia e a Justiça para garantir seus direitos e 0,2% dos crimes cometidos chegam à condenação e prisão dos culpados. A falha dos poderes institucionais faz surgir no vácuo, uma infinidade de iniciativas para que se cumpram as necessidades e expectativas do povo, e isso, no caso específico da Justiça, pode ser muito perigoso”, reflete o autor.

A trama é complexa, mas muito bem organizada. Na narrativa em primeira pessoa, ficção e realidade se misturam em liames cuidadosamente entrelaçados, onde vários de seus personagens enfrentam as próprias tragédias diárias, definindo suas escolhas e seu futuro. “O passado é prólogo”, citou Shakespeare na peça “The Tempest”. A frase foi originalmente usada para sugerir que tudo o que aconteceu antes desse tempo, o “passado”, levou seus personagens a  oportunidade de fazer qualquer escolha. “De fato, não é o que nos acontece, mas o que faremos com isso, a nossa capacidade de resiliência. Acontecimentos ruins podem servir de êmbolo para mudanças saudáveis e de crescimento pessoal, ou profissional, assim como os acontecimentos bons. Ou não. Somos as escolhas que fazemos.”, destaca George.

Editado pelo Clube de Autores, o livro, que está em pré-venda desde o final de setembro, será lançado em 08 de dezembro, às 19 horas, no Grão Raro Café. Na ocasião, George dos Santos Pacheco recebe convidados para um bate papo descontraído e sessão de autógrafos logo em seguida.

O mundo é pequeno demais para nós dois é um livro que mostra os efeitos da injustiça na vida das pessoas, mas, acima de tudo, é uma obra sobre a superação da dor e o poder da resiliência.

Serviço: 

O mundo é pequeno demais para nós dois, de George dos Santos Pacheco
Clube de Autores
211 páginas
R$ 35,00

https://www.clubedeautores.com.br/

Lançamento: 08 de dezembro, às 19 horas
Onde: Grão Raro Café, R. Monte Líbano, 34 – Centro, Nova Friburgo – RJ

Serão observadas todas as medidas de segurança contra o COVID-19.

Compartilhar