Friburgo: UPA de Conselheiro continuará aberta e discussão sobre a sua gestão ficará para 2017

19/12/2016 18:01:19
Compartilhar

Prevaleceu o bom senso: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino, responsável pelo atendimento de 10 mil pacientes/mês, continuará aberta. O aviso que a unidade fecharia na próxima quarta-feira, 21, foi suspenso na tarde desta segunda-feira, 19, depois de um acordo firmado pelo Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura.

“Essa é a melhor notícia deste ano”, avaliou o prefeito Rogério Cabral. “Estou suspendendo o aviso prévio dos 143 funcionários da UPA”, acrescentou.

O acordo transfere para até 7 de março de 2017 a discussão sobre como ficará a gestão plena da UPA, atualmente terceirizada. Em outras palavras, o MP do Trabalho cedeu aos apelos para não executar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2014, que exigia que o município fizesse a troca da empresa terceirizada por funcionários públicos concursados sob pena de multa diária de 400 mil.

A manutenção da UPA uniu adversários políticos. O entendimento com o MP do Trabalho envolveu o atual prefeito Rogério Cabral (DEM), seu sucessor Renato Bravo (PP), os deputados Glauber e Wanderson Nogueira, ambos do PSOL, além de vários vereadores de várias correntes políticas.

Compartilhar