Friburgo tem vacinação contra meningite em postos de saúde

08/06/2020 11:11:50
Compartilhar

Por SECOM / PMNF

A vacina contra a meningite está disponível na rede pública de Saúde de Nova Friburgo a partir desta segunda-feira, 8/6. Em princípio, estão sendo aplicadas doses da vacina as unidades Tunney Kassuga (Olaria) e Silvio Henrique Braune (Suspiro), diariamente, no horário das 8h às 17h, além da Unidade Básica José Copertino Nogueira (Sâo Geraldo), às terças e quintas, de 8 as 17h.

Com a introdução da vacina Meningocócica ACWY Conjugada para adolescentes, houve mudança da faixa etária, que passa a ser de 11 e 12 anos. Até então, a aplicação era em adolescentes de até 14 anos para a Vacina Meningocócica C Conjugada, que agora passa ser aplicada somente em crianças menores de cinco anos.

SOBRE A MENINGITE – A meningite é o processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes infecciosos.

Em geral, o quadro clínico é grave, por isso no momento em que alguém achar que pode estar com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Compartilhar