Friburgo tem Mamaço visando chamar atenção para a importância da amamentação

22/08/2019 21:40:46
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, realiza um Mamaço nesta sexta-feira, 23/8, das 10h às 12h, Praça Dermeval Barbosa Moreira (Centro).

O evento visa chamar a atenção para a importância da amamentação e integra a programação do Agosto Dourado, cujo tema deste ano é “Empoderar mães e pais e favorecer a amamentação hoje e para o futuro”.

A prefeitura e várias instituições se juntaram para oferecer orientação sobre boas práticas para amamentação, técnicas de aleitamento voltadas às gestantes como fazer doação de leite humano. Uma equipe de aproximadamente 20 pessoas estão envolvidas nas atividades gratuitas que serão oferecidas às mães e gestantes durante o mamaço.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde trará orientações a respeito de alimentação saudável para mães e bebês. Já as profissionais do Banco de Leite do Hospital Maternidade Mario Dutra de Castro estarão repassando informações sobre os procedimentos para doação de leite materno.

A OAB Mulher vai oferecer orientação sobre as legislações que garantem o aleitamento, os direitos da criança de mamar no peito e sobre os direitos da maternidade e paternidade. O curso de fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) estará presente abordando o quanto a amamentação é fundamental para o desenvolvimento da deglutição, mastigação e fala das crianças. Outra parceira importante que estará no evento é a Associação da Mulher Mastectomizada (AMMA), que falará dos benefícios da amamentação para a redução do câncer de mama.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica do Município, Ariadina Heringer, “a ideia é mostrar que a amamentação é um ato saudável e pode ser feito em qualquer lugar”.

O ato de amamentar não pode ser considerado um tabu já que o leite materno é considerado o alimento mais adequado para a nutrição dos lactentes e das crianças de primeira infância, ajudando a reduzir a mortalidade neonatal e infantil e fortalecendo os vínculos entre mães e filhos e contribuindo para seu melhor desenvolvimento e qualidade de vida.

Compartilhar