x
Publicado 24/04/2018 06:25:03

Friburgo tem 5 postos de vacinação contra gripe Influenza; Dia D está marcado para 12 de maio

Público alvo: idosos, gestantes e crianças

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta terça-feira, 24, vai até o dia 1º de junho. Em Nova Friburgo, a imunização será oferecida em cinco unidades públicas de saúde. O Dia D de vacinação acontece em 12 de maio.

Em Friburgo, a vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria; e Posto de Saúde Waldir Costa, em Conselheiro Paulino. Já na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e na Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, as doses serão oferecidas às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h.

De acordo com a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo desta 20ª edição da campanha são crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mães até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos, doentes crônicos mediante receita com indicação médica e profissionais de saúde e educação das redes pública e privada com apresentação de comprovante. A definição deste grupo prioritário segue recomendação da Organização Mundial da Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013. A contraindicação é para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

O Ministério da Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.