Friburgo: Subbea pede à 151ª DP para investigar com rigor maus-tratos animal em supermercado

05/08/2019 13:16:16
Compartilhar

Em nota oficial divulgada pela Prefeitura de Friburgo nesta segunda-feira, 5/8, a Subsecretaria de bem-estar animal (Subbea) disse que está encaminhando ofício à 151ª DP solicitando rigorosa apuração de denúncia de maus-tratos contra um gato em uma das filiais do Supermercado Serra Azul, fato ocorrido neste final de semana. A denúncia teve grande repercussão nas redes sociais de Friburgo. O estabelecimento emitiu nota oficial (veja abaixo).

A Subea, ainda na nota oficial, repudiou o fato. “A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subbea, repudia o ato de covardia ocorrido em um supermercado da cidade contra um gato. Nos últimos anos, o governo municipal vem desenvolvendo um trabalho de amor e acolhimento aos animais, sendo radicalmente contra qualquer ato de violência”, diz.

E o órgão municipal acrescenta na nota: “Nesta segunda-feira, 5, representantes da Subbea estão encaminhando um ofício à delegacia de Nova Friburgo em apoio às investigações e solicitando a apuração rigorosa dos fatos. A Subsecretaria também vai encaminhar um ofício à empresa solicitando esclarecimentos sobre o fato ocorrido”.

NOTA OFICIAL DO SERRA AZUL

“A respeito das notícias postadas ao longo do dia [domingo, 4/8], dando conta de maus tratos supostamente praticados contra um felino, o Supermercado Serra Azul reafirma o firme compromisso de apurar e reprimir qualquer abuso por parte de seus colaboradores.

Apesar das primeiras informações confirmarem parcialmente o episódio, o Supermercado Serra Azul esclarece que os contornos de crueldade descritos nas postagens não foram confirmados, nem pelas imagens gravadas, nem pelas testemunhas ouvidas até o momento.

O próprio colaborador reconheceu ter atingido, em perseguição, um felino de origem desconhecida, com a intenção de evitar o risco à segurança sanitária dos clientes e à saúde de todos.

O referido colaborador pediu desculpas pelo excesso de energia utilizado, e colocou-se à disposição para ajudar no que for possível para reparar as consequências de sua conduta, tendo sido afastado temporariamente de suas atividades pela direção da empresa.

Diversas postagens falsas supostamente ligadas ao ocorrido já vêm sendo identificadas, a exemplo de fotografia de animal morto nas proximidades do mercado, fato que não condiz com a verdade e que não contribui para o melhor esclarecimento dos fatos.

O Supermercado Serra Azul espera que relatos excedentes ou exagerados de pessoas que não se encontravam no setor onde o episódio ocorreu, não sejam levados em consideração pelos clientes, colaboradores e amigos do Serra Azul, já que nenhuma crueldade gratuita ou excessiva foi confirmada pelas imagens gravadas, nem por ninguém que efetivamente estava presente.

O Supermercado Serra Azul reafirma seu compromisso com os mais nobres valores da sociedade, o que inclui a preservação da vida, do meio ambiente e do bem estar animal, pelo que adotará as medidas de proteção ao felino em particular, bem como à segurança sanitária do mercado e da saúde de todos”.

Compartilhar