Friburgo: Sistema de monitoramento de câmeras começará a aplicar multas no dia 1º de outubro

14/09/2015 10:09:22
Compartilhar

A partir de 1º de outubro, as 32 câmeras do programa Cidade Inteligente estarão com as lentes atentas para multar os motoristas que infringem o Código Brasileiro de Trânsito. O monitoramento e fiscalização será feito através da central instalada na Avenida Alberto Braune, no antigo prédio da Oi/Telemar – atual Centro Administrativo da Prefeitura.

A aplicação de multas através das câmeras foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O órgão entende que as prefeituras de todo o Brasil podem usar imagens das câmeras de monitoramento de segurança para comprovar infrações de trânsito. E para multar quem não obedece à lei. Nas rodovias federais e estaduais, as imagens das câmeras já são usadas pra aplicar multas desde 2013.

O sistema de monitoramento de Nova Friburgo tem 32 câmeras no eixo entre Conselheiro Paulino, Centro, Olaria e Ponte da Saudade, num trecho de 25,5 quilômetros.

Em agosto, a Prefeitura chegou a anunciar o início da fiscalização através das câmeras, porém, decidiu suspender a aplicação das multas. A decisão foi adotada para evitar futuros questionamentos legais.
Nesse período, a Procuradoria da Prefeitura e a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo criaram um protocolo interno para amparar a aplicação das multas pelo sistema de monitoramento. Ou seja, a partir de 1º de outubro a fiscalização será mais dura nas vias públicas de Nova Friburgo.

Compartilhar