Friburgo: Sindvest cria site para incentivar polo de confecções

05/04/2017 10:40:51
Compartilhar

Um site que nasce como ferramenta para dar oportunidade para que as pessoas tenham acesso à informação prática. “O modafriburgo.com reúne, de forma integrada, todos os cursos do setor de moda e vestuário disponíveis nas três instituições que já trabalhavam em prol da competitividade do mercado regional, e agora vão atuar em sinergia em uma parceria inédita”, explica Marcelo Porto, presidente do Sindvest (Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região).

O novo canal vai facilitar a vida de quem busca capacitação na área do vestuário em cursos que envolvem desenvolvimento de produto, processo, comunicação e vendas, química, têxtil e gestão.

A cidade polo foi escolhida por vários motivos. Entre eles, 51% do PIB da região vem da indústria do vestuário e mais de 1000 indústrias e 800 estabelecimentos comerciais estão localizados no Centro Norte Fluminense. A expectativa é transformar o Moda Friburgo em um projeto piloto para outras regiões e setores no Brasil. Os benefícios incluem a capacitação de jovens empreendedores, valorização da mão de obra local e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população que ganha direta e indiretamente com o progresso do setor.

Marcelo Porto explica que o ponto chave do trabalho foi a costura da parceria entre as entidades para que os cursos se complementassem. Por exemplo: o Sistema FIRJAN oferece no SENAI Espaço da Moda o curso de Ilustração Digital de Moda, que ensina o profissional a otimizar o tempo, gerando maior produtividade na construção de fichas técnicas, coleções de moda e desenhos de croquis. O SENAI CETIQT, por sua vez, pode capacitar o aluno quanto à representação gráfica do produto de moda e quanto a metodologia projetual para a moda, na Pós Graduação à distância em Design de Produtos de Moda. Já o Sebrae, com o curso de Gestão de Pessoas e Equipe na Medida, promove a capacitação do microempresário no melhor gerenciamento de recursos humanos a fim de atrair, desenvolver e manter talentos.

Esses são apenas alguns exemplos dos 107 cursos que estarão disponíveis no site. O www.modafriburgo.com pode ser acessado de um computador pessoal, celular ou tablet. A plataforma é projetada para simplificar a experiência do usuário, deixando todas as informações à vista e conteúdo constantemente atualizado.

Compartilhar