Friburgo: Sinais de trânsito ganham câmeras especiais para multar motoristas a partir de 12/8

30/07/2019 07:39:48
Compartilhar

A partir de 12 de agosto, quinze câmeras de monitoramento estarão aptas a multar motoristas em via pública em Friburgo (das 6h às 22h). A informação é da Prefeitura que instalou os equipamentos através de programa da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU).

As câmeras vão multar, principalmente, avanços de sinal vermelho. A infração é considerada gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito e prevê multa no valor de R$ 293,47.

Na avaliação do gerente da SMOMU, Marcelo Monteiro, a expectativa é que ocorra uma diminuição de acidentes no período urbano de Friburgo:

“Acreditamos que as infrações diminuirão e por isso os pedestres e outros veículos ficarão menos expostos ao risco de acidente. Além disso, o sistema de câmeras instalado proporcionará a produção de medições de fluxo de veículos, o que é fundamental para os estudos e projetos de engenharia de tráfego que são desenvolvidos pela SMOMU”, diz.

Os equipamentos mostrarão uma imagem mais aberta do local, a identificação das placas dos veículos tendo a imagem mais fechada e a terceira ficará a frente dos carros, permitindo uma melhor análise da situação sem gerar multas injustas. Inclusive, as câmeras possuem a tecnologia chamada OCR – capaz de realizar o reconhecimento automático de placas de veículos furtados com emissão de alertas.

Compartilhar