Friburgo recebe novo lote com 7.840 de vacinas contra covid-19 com público-alvo já definido

03/05/2021 17:29:21
Compartilhar

O governo do estado enviou mais um lote de vacinas contra Covid-19 para Nova Friburgo neste domingo, 2/5. A remessa é composta por 670 doses do imunizante Coronavac, que serão usados na aplicação de segunda dose, e 7.170 doses do imunizante AstraZeneca, destinadas à aplicação de primeira dose.

A Secretaria Estadual de Saúde enviou ainda um ofício indicando qual público-alvo deverá receber as doses dessa remessa, de acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

O cronograma para imunização com essas vacinas será divulgado nos próximos dias, pois com a chegada do lote, a Secretaria Municipal de Saúde ainda deverá planejar as ações de imunização, como definir postos de atendimento e mobilizar equipes.

Segundo orientação do estado, as vacinas recém-chegadas serão exclusivamente destinadas para finalização da vacinação dos idosos de 60 a 64 anos e início da vacinação para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, além de Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas.

As vacinas estão sendo disponibilizadas de forma gradativa aos municípios em função da escassez de doses. Por isso, somente após a chegada da remessa as equipes das subsecretarias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica de Nova Friburgo podem iniciar o planejamento estratégico para utilização dos imunizantes.

Compartilhar